GAY BLOG BR by SCRUFF

Alex Stein (PSOL) disputa uma vaga como deputado estadual em Santa Catarina. Microempreendedor, professor e publicitário, ele tem 47, e gay e mora em Itajaí (SC). Ex-comissário de voo, entrou na política pela “vontade e urgência” da população brasileira viver “em uma sociedade inclusiva, diversa, justa, equânime e progressista”.

Como o poder político é o elemento que possibilita a construção efetiva dessa sociedade, através de Políticas de Estado que promovam tais características sociais, resolvi, depois de pouco mais de 10 anos de hesitação, entrar na política partidária para essa construção”, explica.

Suas propostas estão dentro de três eixos: comunidade LGBTQIAPN+, meio ambiente & sustentabilidade, e educação. “Atuo nestas três áreas e acredito que todas elas estão conectadas“, pontua o candidato.

Quanto às pautas exclusivamente LGBTQIAPN+, destaco a questão da educação sexual e de gênero nas nossas escolas, de forma a combater a LGBTfobia e a desinformação sobre estas questões“, acrescenta Alex, que conversou com o Gay Blog BR para o especial “Eleições 2022“.

Alex Stein, candidato a deputado estadual do PSOL de SC (Foto: Reprodução/ Facebook)

Confira na íntegra a entrevista com Alex Stein

GAY BLOG BR: Qual a sua formação e trajetória profissional?

Alex Stein: Sou formado em Publicidade e Propaganda, ex-comissário de voo VASP/VARIG e trabalho desde 2003 como professor no CCAA (Inglês e Espanhol). Sou fundador da CIVISPORÃ (CIVIS = Sociedade, em Latim / PORÃ = Boa/Bonita/Melhor, em Tupi), uma marca de camisetas e conteúdo focado em desenvolvimento de consciência sobre sociedade e cidadania, membro do coletivo SUSTENTABILIZE.SE, e acadêmico do curso de Direito (indo para 8º período).

GB: O que motivou a se candidatar?

Alex: A vontade e urgência de vivermos em uma sociedade inclusiva, diversa, justa, equânime e progressista, para que TODAS as pessoas tenham DIGNIDADE para viver.

Como o poder político é o elemento que possibilita a construção efetiva dessa sociedade, através de Políticas de Estado que promovam tais características sociais, resolvi, depois de pouco mais de 10 anos de hesitação, entrar na política partidária para essa construção.

GB: Quais os desafios enfrentados ao ser um candidato abertamente LGBT+?

Alex: Por enquanto eu não tenho sentido desafios maiores até o atual momento. Mas acredito que isso se dê pelo fato de ser um homem cis, branco (e consciente dos privilégios que – INFELIZMENTE – tais características possibilitam em nossa sociedade). Motivo pelo qual eu busquei mais pessoas que componham comigo um grupo mais abrangente e que possibilite representar melhor a comunidade LGBTQIAPN+ dentro da ALESC (Assembleia Legislativa de SC).

GB: Quais são as suas principais propostas? Há pautas exclusivamente para LGBT+?

Alex: As propostas estão dentro de três grandes temas: comunidade LGBTQIAPN+, meio ambiente & sustentabilidade, e educação. Atuo nestas três áreas e acredito que todas elas estão conectadas.

Quanto às pautas exclusivamente LGBTQIAPN+, destaco a questão da educação sexual e de gênero nas nossas escolas, de forma a combater a LGBTfobia e a desinformação sobre estas questões.

Destaco ainda a construção de Políticas de Estado que promovam investimento em PROTEÇÃO e CAPACITAÇÃO da comunidade LGBTQIAPN+, como a criação de infraestrutura (física e pessoal) de acolhimento para membros da nossa comunidade que são abandonados ou expulsos de suas famílias; capacitação REAL do aparato policial estadual – tanto a investigativa (Polícia Civil), quanto a ostensiva (Polícia Militar) para um tratamento digno e respeitoso com cidadãos, cidadãs e cidadanes LGBTQIAPN+. E principalmente: Desenvolvimento de Políticas de Estado que promovam o fim da desinformação sobre as questões que nos envolvem.

GB: Quais medidas você acredita serem necessárias para combater a LGBTfobia?

Alex: A promoção de conhecimento de qualidade e capacitação de ser humano para TODAS as pessoas, de forma que o respeito REALMENTE impere em nossa sociedade. Desenvolva o ser humano e teremos um mundo melhor.

GB: O que você pensa sobre o uso e políticas da PrEP?

Alex: Importantíssimas. Além de promover saúde pública de qualidade, os custos (pessoal, psicológico, material e financeiro) de prevenção são sempre menores que os custos de tratamentos. Eu mesmo sou usuário da PrEP.

GB: Como você avalia o governo de Bolsonaro?

Alex: Não há palavras para descrever o quão horrível, cruel, vil, vulgar, ignóbil, sujo, desumano, monstruoso, repugnante, mentiroso, corrupto esse governo é. O PIOR governo que o Brasil teve desde o fim da ditadura.

GB: Quais os maiores desafios que você acha que vivenciamos na atualidade?

Alex: A falta de respeito pela vida como um todo, incluindo aqui o meio ambiente em que vivemos e que temos a obrigação de preservar para as futuras gerações (todos os cinco dos quais a nossa Constituição se refere: natural, artificial, cultural, laboral e genético).

A utilização de dogmas religiosos na deslegitimação do direito que cada ser humano possui de ser o que é, além do direito que possui sobre seu próprio corpo. Ou capacitamos TODOS os seres humanos a se tornarem Seres Humanos, ou extinguiremos a nossa própria existência nesse planeta.

Confira a lista de candidaturas LGBTQIA+ de 2022 neste link.

Lista de candidatos LGBTQ+ nas eleições 2022 | Deputados, Senadores, Governadores




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)