GAY BLOG BR by SCRUFF

O educador social Éderson Ferreira (PSDB), de 26 anos, concorre a deputado federal no Rio Grande do Sul. Abertamente gay, ele é morador de Viamão (RS), graduado em Gestão Ambiental e já foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Com a trajetória política iniciada na faculdade, essa é a segunda vez que Éderson disputa uma eleição, motivado por ambições sociais e o desejo de mudança. “Acredito que posso fazer mais por meu Estado e tenho a certeza que nosso Congresso precisa de renovação”, afirma o jovem.

Entre suas pautas, o candidato possui quatro eixos principais: diversidade, empreendedorismo, juventude e educação. Éderson é um dos entrevistados da semana no especial “Eleições 2022” do Gay Blog BR.

Éderson Ferreira, candidato a deputado federal pelo PSDB do RS (Foto: Reprodução/ Facebook)

Confira na íntegra a entrevista com Éderson Ferreira

GAY BLOGG BR: Qual a sua formação e trajetória profissional? 

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

Éderson Ferreira: Graduado em Gestão Ambiental. Já fui presidente do DCE da UERGS, membro dos conselhos superiores universitário e membro da Comissão de Direitos Humanos da UERGS. Tenho vivência como educador social em programas do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Secretária de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul. Sou candidato pela segunda vez.

GB: O que motivou a se candidatar?

Éderson: Ambições sociais e desejo de mudança. Acredito que posso fazer mais por meu Estado e tenho a certeza que nosso Congresso precisa de renovação. 

GB: Quais os desafios enfrentados ao ser um candidato abertamente LGBT+?

Éderson: Sou de um Estado onde ainda existe uma onda conservadora muito forte, o que restringe o número de possíveis eleitores que tem uma primeira aderência com meu perfil. 

GB: Quais são as suas principais propostas? Há pautas exclusivamente para LGBT+?

Éderson: Possuo quatro eixos principais, sendo o primeiro voltado a diversidade. Neste consiste em apoiar, com emendas, as delegacias de combate à LGBTfobia. A criação de uma lei que respalde a criação de cotas universitárias para a comunidade LGBTQIA+. Os outros eixos são: Empreendedorismo Universitário Criação da lei de dispensa de licitação para Empresas Juniores; Programas Sociais para Juventude – expansão do programa POD (do RS) para todo o Brasil, financiado pelo FNDE e operacionalizado pelas universidades federais; e, Fortalecimento da UERGS – apoio total a implementação do parque tecnológico da Uergs e da adequação dos campi universitários.

GB: Quais medidas você acredita serem necessárias para combater a LGBTfobia?

Éderson: Adequação da educação escolar, formação qualificada de agentes públicos (em todas as esferas), campanhas publicitárias públicas de reeducação, fortalecimento das delegacias e aplicação rígida das leis.

GB: O que você pensa sobre o uso e políticas da PrEP?

Éderson: Necessário e complementar as demais políticas de saúde pública. 

GB: Como você avalia o governo de Bolsonaro?

Éderson: Péssimo. Corrupto. Oportunista. Intolerante. Inapto. De retrocessos. Desqualificado.

GB: Que mudança gostaria de ver no Congresso?

Éderson: Equiparação do salário dos congressistas ao salário mínimo. Seja para mais ou para menos. O dia que os privilegiados congressistas ganharem o mesmo que o povo, o salário do pobre vai aumentar.

Confira a lista de candidaturas LGBTQIA+ de 2022 neste link.

Lista de candidatos LGBTQ+ nas eleições 2022 | Deputados, Senadores, Governadores




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente