GAY BLOG BR by SCRUFF

No próximo domingo (30), ocorre o segundo turno das eleições de 2022. Além do presidente do Brasil, alguns estados decidirão seus governadores. As campanhas eleitorais chegaram a um momento de debates calorosos e, nos últimos dias, a discussão entre os dois candidatos que disputam o governo gaúcho tem girado em torno da homofobia.

Eduardo Leite, candidato ao governo gaúcho pelo PSDB (Foto: Reprodução)

Recentemente, o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL-RS) disse que, se eleito, o Rio Grande do Sul terá “um governador e uma primeira dama de verdade”. Adversário dele, o ex-governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB-RS), que é abertamente gay, acusou o candidato do partido de Jair Bolsonaro (PL) de homofobia.

Os discursos de preconceito também chegaram às redes sociais. Rubão do Pontaço, influenciador digital gaúcho, foi uma das pessoas que atacou Leite. “Nós não precisamos de um governador que não gosta de mulher. Nós precisamos de um governador que quer procriar e não quer que o mundo acabe”, afirmou ele em vídeo.

Após a declaração, a revista Veja entrou em contato com Rubão do Pontaço, que  reafirmou seu discurso feito nas redes sociais. “Seria estranho um ‘primeiro-damo’ no estado”, declarou ele à reportagem.

Eduardo Leite durante o programa “Conversa com Bial” (Foto: Reprodução)

O ex-governador do Rio Grande do Sul se posicionou sobre as falas preconceituosas. À Veja, ele disse que essas declarações não agridem somente ele, mas todos os gaúchos e gaúchas.

Homofobia e desrespeito, racismo, preconceito e mentiras não podem ser tolerados. São manifestações que não condizem com a história do Rio Grande do Sul e com os valores dos gaúchos”, lamentou o candidato do PSDB.

Na último dia 13 de outubro, Leite compartilhou nas redes sociais a foto de um cartaz, que diz que o Rio Grande do Sul “é alérgico a carne de viado e lactose”. “Aqui o ódio não vencerá. No dia 30, o Rio Grande vai falar mais alto“, escreveu ele na legenda da imagem.

No primeiro turno das eleições de 2022, Onyx ficou em primeiro lugar e obteve 2.382.026 votos (37,50% dos votos válidos). Leite ficou em segundo lugar e alcançou 26,81% dos votos válidos, ao receber 1.702.815 votos.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)