Futebol sempre foi estereotipado em todo o mundo, inclusive no Brasil. É algo perpetuado como pertencente a uma classe viril, máscula e altamente machista. Mas as coisas estão mudando. Em prol da luta por igualdade e visibilidade, homens gays e heterossexuais simpatizantes formaram um time na cidade de Santarém, no oeste do Pará.

GAY BLOG BR by SCRUFF
Equipe GLS está disputando o campeonato do Juá — Foto: Junior Princs
Equipe GLS. Foto: Junior Princs/Reprodução

O time existe há mais de um ano e foi formado após encontros do grupo de amigos gays que resolveram montar um time com o intuito de se divertirem. Mas a coisa ficou séria, então resolveram oficializar.

E foi só bola dentro: o time já disputou alguns campeonatos e no momento estão no campeonato do bairro Juá. E, segundo relatos dos jogadores, todos os outros competidores de times adversários os respeitam, tudo é feito em nome do amor pelo futebol e as competições seguem com o único intuito que acontece quando se está dentro de um campo: ganhar a partida.

Equipe GLS. Foto: Junior Princs/Reprodução
Equipe GLS. Foto: Junior Princs/Reprodução

“Somos apaixonados por futebol. Os nossos adversários que jogamos, todos nos aceitam com muito respeito e os héteros, que chamamos de simpatizantes, não têm nenhum problema em jogar junto a nós”, contou Junior Princs, um dos idealizadores, ao Globo Esporte.

Não é o primeiro campeonato do bairro do Juá que os meninos enfrentam. Jogaram duas vezes: perderam a primeira e ganharam a segunda. A atual partida, que ocorrerá dia neste domingo (27) será a terceira que jogarão.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Escritor, Redator e Tradutor. Bacharel em Direito, Pós-Graduado em Direito de Família e Sucessão