Há dois meses, surgiu em Curitiba “O Hamburgay“, delivery encabeçado pelo casal curitibano Helton Araújo (43) e Bruno Brandt (28). Como eles mesmo dizem, a ideia é trazer mais cor e muito glitter nesse período medonho que a humanidade está vivendo.
Helton Araújo e Bruno Brandt – Divulgação
Além dos hambúrgueres, que têm ingredientes como glitter comestível e maionese pink, há donuts no cardápio. Para ampliar a experiência de saborear a “culinária LGBT+”, os clientes ainda podem desfrutar da playlist no Spotify intitulada de “Babadeira do Hamburgay”, que traz “farofas” que vão de Pepita a Queen.
Helton é advogado imobiliário e Bruno designer de interiores, ambos empresários proprietários do Restaurante Barão Box Comida de Fazenda há 6 anos, até idealizarem e lançar O Hamburgay.
.
Como surgiu a ideia do negócio? Teve alguma inspiração?
.
Em meio à pandemia. Como já éramos usuários de aplicativos de comida, percebemos a inexistência de qualquer produto ou serviço que identificasse nossa Comunidade LGBT+ e ainda, algo que trouxesse uma experiência de alegria e descontração aos consumidores. Assim surgiu O Hamburgay, com a criação de produtos que, além de sabor, tivessem uma identidade LGBT, com brilho, cores além da apresentação e embalagem dentro desse contexto.
.
O delivery já se tornou a fonte de renda principal? Quantas pessoas vocês atendem em média (por dia ou mês)?
.
Hoje o Delivery é o único canal de vendas do Hamburgay. E como está no início de suas atividades, com menos de dois meses, o número de clientes vem aumentando a cada semana, não tendo ainda uma estimativa exata de média de atendimentos. Porém, cada pedido atende em média duas a três pessoas, geralmente casais (LGBTs e héteros) ou casais com filhos.
.
O Hamburgay – Acervo pessoal
Já passou por alguma situação inusitada?
.
Já passamos, em pouco tempo, por várias situações inusitadas. Tivemos uma cliente, que comprou pelo aplicativo, ela estando em Minas Gerais, para entregar a um amigo daqui de Curitiba como presente de aniversário. Tivemos outra cliente, usuária do Tiktok, que comprou nossos produtos e compartilhou sua experiência e, para surpresa de todos, o vídeo viralizou em pouco tempo chegou a cerca de duzentos mil visualizações. Outra situação foi a de que, como nossa entrega é limitada até 7 km, uma cliente nos ligou dizendo que residia em um bairro distante, mas queria muito comprar nossos produtos para sua filha, pois era aniversário dela e queria de presente de aniversário nossos hambúrgueres com glitter. No outro dia fez as encomendas, fechamos nossa hamburgueria e levamos pessoalmente para vermos a reação. Chegando lá a primeira que veio nos receber foi a avó, encantada com nossa ideia; logo vieram as crianças gritando de alegria junto da mãe que havia feito o pedido. Foi uma satisfação e alegria muito grande para nós em ver que, além de um negócio, temos essa responsabilidade social, em transmitir que a comunidade LGBT é exatamente isso, transmite amor, alegria a felicidade a todas as pessoas indistintamente.
.
Projetos para criar um estabelecimento físico para servir clientes ou atender outras cidades?
.
Nosso projeto é de inaugurarmos nosso primeiro espaço físico no segundo semestre deste ano, inclusive para podermos aumentar nosso cardápio com opções de milkshakes e chopp. Temos recebido muitos pedidos para abertura de franquias em outros estados do Brasil, então já estamos projetando a expansão de nossa rede já para o próximo ano.
.
O Hamburgay – crédito acervo pessoal
E a maionese?
.
A ideia da nossa Pink Mayo surgiu justamente para derrubar a ideia de que meninos usam azul e meninas usam rosa. Aqui todes comem maionese rosa. Spoiler: vem aí nossa Lilac Mayo! Ah! E os sabores serão diferentes.
.
Além do hambúrguer, já há donuts no cardápio. Planos de expandir para outras comidas?
.
Pesquisando, vimos que a maioria das hamburguerias oferecem cookies ou pudim de leite e, como somos uma hamburgayria, nada mais gay que o Donuts do Homer Simpson: rosa com granulados coloridos. Pretendemos lançar um novo Donuts Rainbow, além de outra opção de doce. Não fugiremos da essência da nossa hamburgayria que são nossos hambúrgueres.
O Hamburgay -Acervo pessoal
Como vocês analisam as políticas de enfrentamento à crise/pandemia sob o governo de Bolsonaro?
.
Vemos de forma catastrófica a atual política de enfrentamento frente à pandemia e as crises consequentes da mesma. Primeiro que existe essa propaganda desastrosa por parte do presidente e sua equipe contra todas as formas de cuidado e de se evitar a propagação do vírus. Segundo, não houve no ano passado a compra em tempo hábil de vacinas em número suficiente para a imunização em massa, sendo que o Brasil tem o melhor sistema logístico de vacinação do mundo como as campanhas de vacinação que temos todos os anos. Os gestores para piorar a situação fazem campanha de remédios para tratamento preventivo totalmente ineficazes, comprovado pela OMS. E por fim não houve um planejamento nacional eficaz para o combate à Pandemia até hoje, deixando governadores e prefeitos à própria sorte.
.
Existe algum plano de ação em relação à Comunidade LGBTQIA+?
.
Sim, teremos dentro de nossa política e responsabilidade social da empresa a geração de empregos para LGBTs, além de ações que estamos envolvidos que atenderão entidades beneficentes LGBTs, como o Festival do Orgulho que estamos promovendo juntamente a outras três empresas durante o mês de junho, no qual parte da arrecadação será dividida entre entidades de Curitiba que atendem a comunidade da cidade e região.
[…] empreendedores gays curitibanos das empresas “O pão que o Viado Amassou”, “O Hamburgay”, “Yag coffee” e “Love y Gin” se unem para a campanha ‘Cupom da […]
[…] empreendedores gays curitibanos das empresas “O pão que o Viado Amassou”, “O Hamburgay”, “Yag coffee” e “Love y Gin” se unem para a campanha ‘Cupom da […]