GAY BLOG BR by SCRUFF

A Tailândia oficializou nesta quinta-feira, 23 de janeiro, a entrada em vigor da lei que autoriza o casamento igualitário. Com a mudança, o país se tornou o terceiro território asiático a reconhecer a igualdade no casamento, seguindo os passos de Taiwan e Nepal.

A aprovação da lei, sancionada pelo rei Maha Vajiralongkorn em setembro do ano passado, foi celebrada por centenas de casais LGBTQIA+ que oficializaram suas uniões em eventos realizados na capital Bangkok e em outras localidades do país. Em um desses eventos, organizado no shopping Paragon, dezenas de casais participaram de cerimônias coletivas, muitos vestindo trajes tradicionais.

Sappanyoo Panatkool e Apiwat Apiwatsayree - Reprodução/Instagram
Sappanyoo Panatkool e Apiwat Apiwatsayree – Reprodução/Instagram

Entre os primeiros a registrar oficialmente a união estavam os atores tailandeses Sappanyoo Panatkool, de 38 anos, e Apiwat Apiwatsayree, de 49 anos. “Hoje é um dia excepcional. Temos o direito de amar, como todo mundo”, afirmou Panatkool à AFP.

Thanaphon Chokhongsung, de 59 anos, também celebrou o momento histórico ao se casar com sua parceira Sumalee Sudsaynet, de 64 anos. “Estamos muito felizes. Estamos esperando por este dia há 10 anos”, disse Chokhongsung.

A nova legislação exclui referências de gênero e garante a casais homoafetivos os mesmos direitos jurídicos e sociais assegurados a casais heterossexuais, como herança, propriedade e adoção de crianças. Além disso, o Ministério das Relações Exteriores da Tailândia anunciou que oferecerá serviços de registro de casamento para cidadãos no exterior em países que reconhecem a nova lei.

Críticas às políticas de Trump

A primeira-ministra Paetongtarn Shinawatra destacou a importância do momento em uma publicação na plataforma X, afirmando: “Hoje, a bandeira do arco-íris tremula com orgulho sobre a Tailândia. Esta lei de igualdade no casamento marca o início de uma maior conscientização sobre a diversidade de gênero na sociedade tailandesa.”

“Recentemente, um líder mundial afirmou que há apenas dois gêneros. Mas acredito que somos mais abertos do que isso”, disse Srettha Thavisin, vice-primeiro-ministro da Tailândia. A declaração foi interpretada como uma crítica indireta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, no início de seu mandato, assinou uma ordem executiva restringindo o reconhecimento de gênero pelo governo federal às categorias “masculino” e “feminino”.

Apesar do avanço, ativistas apontam que ainda há desafios. Pessoas transgênero ou não binárias continuam impedidas de alterar a designação de gênero em seus documentos oficiais, uma questão que segue como próxima pauta para a comunidade LGBTQIA+ no país.

Contexto regional e impacto global

A Tailândia é reconhecida por sua tolerância em relação a minorias sexuais e de gênero, atraindo turistas de países vizinhos onde os direitos LGBTQIA+ ainda enfrentam severas restrições. De acordo com a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexuais (ILGA), a homossexualidade permanece ilegal em parte dos países asiáticos, com penalidades que vão de prisão a pena de morte em locais como Malásia e Brunei.

Foto: Reprodução/@prdthailand
Foto: Reprodução/@prdthailand

Uniões homoafetivas no Brasil

O Brasil também avançou no reconhecimento de direitos LGBTQIA+ com a decisão do Supremo Tribunal Federal em 2011 de equiparar a união estável homoafetiva à heteroafetiva. A medida garantiu direitos previstos na lei 9.278/1996 e abriu caminho para a Resolução nº 175 do Conselho Nacional de Justiça, que autorizou o registro de casamentos homoafetivos em 2013.

Em missa, Trump ouve sermão de bispa em prol de crianças LGBT+: ‘Há em famílias democratas e republicanas’




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente