Copa Gay do Nordeste confirma edição em março em Salvador

O Correio 24 horas comunica que a segunda edição da Copa Gay do Nordeste ocorrerá em Salvador, nos dias 28 e 29 de março, das 9h às 17h, na Champion Multiarena, localizado na cobertura do Shopping Bela Vista.

Até o momento estão confirmados quatro grupos vindos do Pará, Brasília, Sergipe e Amazonas, além do Dendê Futebol Clube, da Bahia, que assina a organização do evento.

“Nossa ideia, com a competição, é mostrar que o futebol é para  todos” – diz o vice-presidente do Dendê e diretor da Copa Gay, Elivelton Brandão – “As pessoas vão para a Copa e se surpreendem com o nível. Há um preconceito com os times ditos ‘tradicionais’ – ou seja, de héteros – são superiores. E não é assim. Mostramos que jogamos de igual para igual”.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

“Outras equipes estão com o caminho andado para acertar a participação. Esperamos ter a presença de 8 a 10 times” – diz Elivelton.

As partidas serão disputadas por duas equipes com 7 jogadores e o evento é aberto ao público. Os organizadores pedem a doação de 1kg de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.

BELO HORIZONTE E O LIGAY

Campeonato LiGay ocorreu em Belo Horizonte em 2019 (Foto: Reprodução)
Campeonato LiGay ocorreu em Belo Horizonte em 2019 (Foto: Reprodução)

No ano passado, entre os dias 15 e 16 de novembro, ocorreu em Belo Horizonte a quinta edição da Champions LiGay, o campeonato brasileiro de futebol LGBT. Com a participação de 28 times masculinos e 4 equipes femininas, a LiGay BH reunirá mais de 600 atletas de diversos estados.

O torneio foi realizado pelo Bharbixas, time LGBT de BH que venceu a primeira edição da Ligay, em 2017.

“A logomarca da Ligay BH representa a união entre os atletas e as equipes, que ninguém solta a mão de ninguém, e tem como inspiração a diversidade, formando o triângulo, símbolo da bandeira de Minas Gerais. Também é importante dizer que o Bharbixas, além de ter sido o primeiro campeão brasileiro, foi o primeiro time LGBT do mundo a jogar dentro de um estádio-sede da Copa do Mundo”, destaca Léo Machado, organizador da Ligay BH, lembrando que o Bharbixas disputou  uma partida no Mineirão em junho de 2018.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek e agora está em busca de novos desafios. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".