Copan quer transformar fachada em bandeira LGBT+

Projetado por Oscar Niemeyer, o edifício Copan é símbolo da arquitetura modernista e possui 1.160 apartamentos

O Copan, edifício ícone da cidade de São Paulo projetado por Oscar Niemeyer, lança uma campanha de direitos humanos e preservação do patrimônio. Intitulado “A Bandeira”, o projeto pretende iluminar a fachada com as cores da bandeira LGBT+ durante dez dias do mês de junho, o mês da diversidade.

A Bandeira Copan
Você pode contribuir com o projeto “A Bandeira”

A ativação é um financiamento coletivo com idealização do arquiteto goiano Matheus Vaz. Colorir este gigante cinza será tarefa para 4.232 lâmpadas, distribuídas em pontos estratégicos da fachada, que terá toda a estrutura de brises soleil iluminada, mantendo as fontes luminosas invisíveis aos olhos do pedestre. A tela branca de proteção, que no dia-a-dia ofusca a edificação, será um importante instrumento para transformar o Copan em uma bandeira colorida gigante, que poderá ser vista à distância. Ao total, serão 3,4 milhões de lumens, representando a quantidade de pessoas que participam da Para do Orgulho LGBT na cidade, que o maior ato pelos direitos humanos no Brasil.

Os moradores do prédio aprovam a campanha. O Copan possui 1.160 apartamentos de 25 a 220m2 e uma área comum aberta ao público, com diversos tipos de serviços. A ampla oferta de diferentes unidades habitacionais aliada à proporção da edificação não poderia refletir melhor a causa essencial do projeto: a diversidade de vidas que moram nele, tornando-o um prédio marcado pela pluralidade.

Nesse contexto, a campanha também chama a atenção para a salvaguarda do patrimônio tombado no Brasil. Ao apoiar “A Bandeira”, os doadores também contribuem com o restauro desse patrimônio histórico, tombado pelo CONPRESP (2012) e IPHAN (2007). No entanto, para além de arrecadar o valor necessário para o restauro – a vaquinha não representa nem 1% do valor necessário –, o pedido de apoio é um alerta para o desmanche do patrimônio tombado no Brasil. O Copan ainda é um dos bens tombados que consegue executar sua manutenção sem ajuda do poder público, ao contrário de outros que estão literalmente tombando.

Serviço:
Abandeira.Copan
19 a 29 de Junho de 2019
Edifício Copan – Avenida Ipiranga, 200 – República – São Paulo, SP
Instagram: @abandeira.copan e @e.copan
Financiamento coletivo: www.catarse.me/abandeira

1 COMENTÁRIO

Comente