GAY BLOG BR by SCRUFF

Na próxima sexta-feira (28), às 17h, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), realizarão uma cerimônia de casamento coletivo para 69 casais LGBTQIA+. A cerimônia, que coincide com o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, será realizada nos jardins do Fórum Cível em Goiânia e contará com a presença dos casais e seus familiares. As informações são da Agência de Notícias do TJGO.

Casamento coletivo em Goiânia
Goiânia organiza casamento coletivo LGBTQIA+ no Dia do Orgulho (Foto: @gayblogbr)

Historicamente, os cartórios de Goiânia têm desempenhado um papel ativo na celebração de uniões homoafetivas. Segundo informações da Agência, nos últimos cinco anos, o Cartório Silva liderou com 454 casamentos LGBTQIA+, seguido pelo Cartório do Prado com 272 e o 3º de Registros Civil das Pessoas Naturais com 41. O Cartório Francisco Taveira registrou 31 uniões.

Objetivo e inscrições do casamento coletivo

Esta iniciativa é voltada principalmente para casais de pessoas LGBTQIA+ que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A juíza Patrícia Bretas, diretora do Foro da comarca de Goiânia, destacou o evento como um marco importante, refletindo o compromisso do Poder Judiciário em assegurar direitos e combater o preconceito.

É um marco importantíssimo e, quando esse tipo de iniciativa parte do Poder Judiciário, mostramos que estamos prontos para garantir direitos e para lutar contra o preconceito

Em conversa com o Jornal Opção, a juíza relatou que o projeto está sendo um “sucesso“, destacando que, em apenas cinco dias de divulgação, a procura foi completamente cumprida. Ainda segundo o jornal, foram cerca de 200 casais inscritos. “A gente está aqui para assegurar direitos“, celebrou Bretas.

A maioria das inscrições, que já estão encerradas, para o casamento coletivo veio de Goiânia, mas casais de outras cidades do Estado de Goiás como Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade, entre outras, também participarão. A juíza Patrícia Bretas ressaltou que o evento é uma celebração do amor e da diversidade, e reforçou os direitos humanos e civis da comunidade LGBTQIA+ no estado.

Goiânia organiza casamento coletivo LGBTQIA+ no Dia do Orgulho (Foto: @gayblogbr)

Desde 2013, após a edição da Resolução 175/2013 pelo Conselho Nacional de Justiça, os cartórios brasileiros estão autorizados a realizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Essa medida seguiu a decisão histórica do Supremo Tribunal Federal (STF) em maio de 2011, que reconheceu as uniões homoafetivas como estáveis, equiparando-as às uniões estáveis entre homens e mulheres.

Número de casamentos homoafetivos cresce 20% no Brasil




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

1 COMENTÁRIO

Comente