Na próxima sexta-feira (28), às 17h, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), realizarão uma cerimônia de casamento coletivo para 69 casais LGBTQIA+. A cerimônia, que coincide com o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, será realizada nos jardins do Fórum Cível em Goiânia e contará com a presença dos casais e seus familiares. As informações são da Agência de Notícias do TJGO.

Historicamente, os cartórios de Goiânia têm desempenhado um papel ativo na celebração de uniões homoafetivas. Segundo informações da Agência, nos últimos cinco anos, o Cartório Silva liderou com 454 casamentos LGBTQIA+, seguido pelo Cartório do Prado com 272 e o 3º de Registros Civil das Pessoas Naturais com 41. O Cartório Francisco Taveira registrou 31 uniões.
Objetivo e inscrições do casamento coletivo
Esta iniciativa é voltada principalmente para casais de pessoas LGBTQIA+ que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A juíza Patrícia Bretas, diretora do Foro da comarca de Goiânia, destacou o evento como um marco importante, refletindo o compromisso do Poder Judiciário em assegurar direitos e combater o preconceito.
“É um marco importantíssimo e, quando esse tipo de iniciativa parte do Poder Judiciário, mostramos que estamos prontos para garantir direitos e para lutar contra o preconceito”
Em conversa com o Jornal Opção, a juíza relatou que o projeto está sendo um “sucesso“, destacando que, em apenas cinco dias de divulgação, a procura foi completamente cumprida. Ainda segundo o jornal, foram cerca de 200 casais inscritos. “A gente está aqui para assegurar direitos“, celebrou Bretas.
A maioria das inscrições, que já estão encerradas, para o casamento coletivo veio de Goiânia, mas casais de outras cidades do Estado de Goiás como Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade, entre outras, também participarão. A juíza Patrícia Bretas ressaltou que o evento é uma celebração do amor e da diversidade, e reforçou os direitos humanos e civis da comunidade LGBTQIA+ no estado.

Desde 2013, após a edição da Resolução 175/2013 pelo Conselho Nacional de Justiça, os cartórios brasileiros estão autorizados a realizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Essa medida seguiu a decisão histórica do Supremo Tribunal Federal (STF) em maio de 2011, que reconheceu as uniões homoafetivas como estáveis, equiparando-as às uniões estáveis entre homens e mulheres.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














[…] Goiânia organiza casamento coletivo para 69 casais LGBT+ no Dia do Orgulho […]