A Igreja Católica de Cuba advertiu esta semana contra o casamento gay que as autoridades buscam referendar legalmente no novo Código das Famílias, alegando que o “sacramento” contempla um homem e uma mulher. As informações são do Estado de Minas e Agência Brasil.
“Em meio à realidade do mundo em que vivemos, à vida moderna na qual estamos, muitas vezes querer igualar a união do homem e da mulher a outras formas de convivência e de relações humanas atenta contra o casamento”, disse o sacerdote Osmany Masó durante uma missa no último domingo.
O pároco é de Santiago de Cuba, localizada a 900km da capital do país, Havana. A pregação foi realizada no Santuário Nacional da Nossa Senhora da Caridade do Cobre, o texto foi reproduzido pelo site da Conferência e Bispos de Cuba.

“A Igreja, com alegria, com grande respeito, faz uma opção preferencial sempre pelo amor, pelo casamento entre o homem e a mulher”, diz o texto.
Atualmente, os especialistas cubanos estão discutindo o novo Código das Famílias, que inclui indiretamente o casamento igualitário.
Já o projeto para o novo código foi divulgado no dia 15 de setembro, definindo o casamento como “união voluntária de duas pessoas”, sem especificar o gênero, em oposição à definição atual de “união de um homem e uma mulher”.
“O projeto do código de família é tudo o que se poderia esperar”, disse Maykel González Vivero, diretor da Tremenda Nota, uma revista digital que se concentra em mulheres, comunidade lésbica, gay, bissexual e transgênero (LGBT) e na comunidade negra.
“Demorou muito e não houve transparência em seu interminável processo de quase 15 anos. Mas está aí”, acrescentou.
O projeto ainda irá ao debate e receberá emendas para considerar as opiniões dos cidadãos antes de seguir para um referendo. Ativistas temem que a comissão encarregada da medida possa ceder à pressão de grupos religiosos e daqueles que preferem a cultura do machismo tradicional.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














