GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English Español

Um número crescente de escolas de segundo grau de províncias japonesas está relaxando ou eliminando os códigos de gênero para uniformes para atender às necessidades de alunos transgêneros e de outras minorias sexuais, com cerca de um terço das prefeituras tomando tais medidas em resposta a um pedido do Ministério da Educação há cinco anos. A informação é do Kyodo News, via ipc.digital.

Para ganhar ampla aceitação, muitos estão apresentando as mudanças como um movimento que beneficia os alunos como um todo, aumentando a flexibilidade em prol do conforto e conveniência.

Pesquisas da Kyodo News com conselhos de educação descobriram que mais de 600 escolas administradas por prefeituras em pelo menos 19 das 47 províncias do Japão relaxaram as restrições em relação aos códigos de vestimenta dos uniformes, como permitir que as meninas usem calças em vez de saias.

Reprodução

Algumas escolas nas 28 outras províncias seguiram o exemplo, embora dados definitivos não estejam disponíveis em seus conselhos de educação. No entanto, pesquisas do Kyodo News descobriram que as opções de uniformes escolares serão expandidas em todo o país para todas as escolas de segundo grau a partir da próxima primavera.

Roupas antes vistas como “traje padrão” nas escolas têm causado angústia mental para alunos que se identificam como transgêneros, bem como, em alguns casos, para estudantes lésbicas, gays e bissexuais.

“Eu costumava sufocar minhas emoções e pensava em morrer antes de chegar à idade adulta”, disse um garoto, que escolheu um colégio que permite que os alunos usem suas próprias roupas após a amarga experiência de serem obrigados a usar saia no colégio.

O prefeito sugeriu que consideraria a modificação dos uniformes escolares.

A medida mais comum tem sido permitir calças para estudantes do sexo feminino, mas as escolas também estão permitindo que alunos nascidos como homens usem saias. Entre as escolas de segundo grau sem opções disponíveis como regra geral, algumas abordarão questões uniformes caso a caso, se houver tais solicitações.

This article is also available in: English Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.