GAY BLOG BR by SCRUFF

Na última segunda-feira (25), a Justiça de Alagoas condenou pelo crime de racismo o pastor José Olímpio, da Igreja Assembleia de Deus, que disse em uma publicação nas redes sociais orar pela morte de Paulo Gustavo, quando o artista ainda estava internado com Covid-19. O humorista morreu no dia 4 de maio de 2021.  

Paulo Gustavo morreu em 2021, vítima de Covid-19 (Foto: Reprodução)

De acordo com o portal g1, o  pastor vai poder recorrer em liberdade. A pena de dois anos e nove meses de prisão, inicialmente em regime aberto, foi convertida em prestação de serviços à comunidade. 

Na época, a publicação foi feita na conta pessoal do pastor e apagada após repercussão. “Esse é o ator Paulo Gustavo que alguns estão pedindo oração e reza? E você vai orar ou rezar? Eu oro para que o dono dele o leve para junto de si“, escreveu ele, em um post acompanhado da foto do humorista.

No processo, o pastor alegou que não fez qualquer referência à orientação sexual de Paulo Gustavo nem desejou a morte do ator. Entretanto, a decisão, proferida pelo juiz Ygor Vieira de Figueirêdo, afirma que a conduta preconceituosa de José Olimpo foi feita diante da orientação sexual do artista. Desde 2019 a Justiça brasileira equipara a homofobia ao crime de racismo.

O pastor José Olímpio prestará serviço à comunidade pelo tempo da pena, durante seis horas semanais e pagará 30 salários-mínimos, que serão revertidos para grupo ou organização não governamental de Alagoas com atuação em favor da comunidade LBGTQIA+“, explicou o comunicado divulgado no site oficial do TJ-AL.

Em nota, o pastor disse colocou seu cargo a disposição e disse: Quão tolo eu fui! Por ter escrito a sandice que escrevi, mesmo sem no meu íntimo desejar a morte de ninguém, pois apesar de minhas fraquezas, sou um cristão convicto. Peço mil vezes a todos: DESCULPAS, DESCULPAS, DESCULPAS“.

(Foto: Reprodução)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)