GAY BLOG BR by SCRUFF

No próximo dia 4 de abril, um dos maiores poetas da música brasileira, Cazuza, completaria 64 anos. O artista, que morreu no dia 7 de julho de 1990, deixou um legado único na história da MPB. Para celebrar sua memória, São Paulo e Rio de Janeiro recebem dois musicais inspirados em sua obra atemporal.

Cazuza (Foto: Reprodução)

O primeiro é “Cazas de Cazuza”, escrito e dirigido por Rodrigo Pitta há 22 anos. A versão adaptada para o festival itinerante “Rock Brasil – 40 anos”, chega ao CCBB de São Paulo no dias 31 de março e 1º de abril. Antes do espetáculo, no dia 28 de março, também no CCBB, será apresentado o filme “Cazuza – O tempo não para”.

O outro musical, inspirado pelo  “Cazas de Cazuza” e com texto de Aloísio de Abreu, foi montado pelo CEFTEM que teve em seu programa de estudos o musical de 2000. Ambientado no Rio de Janeiro da década de 1980, o espetáculo “Cazuza – Pro dia nascer feliz, O Musical” conta a trajetória do ídolo da música popular brasileira, através de seus grandes sucessos. As apresentações acontecem no Rio, no Teatro Imperator, de 10 de março à 2 de abril.

Espetáculo “Cazaz de Cazuza” (Foto: Ricardo Nunes)

“Cazas de Cazuza”

Escrito e dirigido por Rodrigo Pitta há 22 anos, “Cazas de Cazuza”, foi um grande sucesso, que chamou atenção por apresentar uma “ópera-rock” nacional com arranjos e textos inéditos, e que ousava transformar canções de rock emblemáticas em um musical  “estilo Broadway”.

Remontado no fim do ano passado, em dois atos, o musical mostra a história de oito personagens, Mia, Enrico, Justo, Bete, Deco, Vera, Ernesto e Dornelles. O espetáculo aborda temas como preconceito, sexo, drogas, amor e desemprego presentes nas 20 músicas de Cazuza que fazem parte da trilha, entre elas “O Tempo não para”, “Pro Dia nascer Feliz”, “Um Trem para as Estrelas”, “Codinome Beija-Flor”, “Ideologia”, “Bete Balanço” e “Brasil”.

Espetáculo “Cazaz de Cazuza” (Foto: Ricardo Nunes)

“Cazuza – Pro dia nascer feliz, O Musical”

O musical conta a trajetória do maior ídolo rock nacional através de alguns de seus grandes sucessos, canções que até hoje fazem parte do repertório dos brasileiros. Hits como “Bete Balanço”, “Exagerado”, “Ideologia”, “O Tempo Não Para”, entre tantos outros, incluindo ainda algumas composições que nunca foram gravadas pelo eterno poeta, fazem parte do espetáculo. 

Ao todo são mais de 25 números musicais cantados ao vivo, que levam o público a uma montanha russa de emoções intensas como a vida de Cazuza. Toda a trajetória e as parcerias o artista são interpretadas por um elenco de 21 atores-cantores dirigidos por Stella Maria Rodrigues. A direção musical fica por conta de Cláudia Elizeu e as coreografias são assinadas por Quéops.

(Foto: Reprodução) 

Serviço

Cazas de Cazuza – Festival Rock Brasil 40 Anos CCBB SP
Local: CCBB SP – R. Álvares Penteado, 112 – São Paulo – SP
Temporada: 31 de Março e 01 de Abril
Vendas: Ingresso Certo

Cazuza – Pro dia nascer feliz, O Musical
Local: Teatro Imperator | R. Dias da Cruz, 170 – Méier – Rio de Janeiro
Temporada: 10 de março a 02 de abril
Dias: quinta a domingo
Horários: sempre às 19:30h, exceto aos domingos (15:00h e 19:00h) e 02/04 (15:30h)
Duração: 2h 15min com intervalo
Classificação etária: 16 anos
Vendas: Sympla




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)