GAY BLOG BR by SCRUFF

A casa de moda Balenciaga lançou sua coleção pre-fall 2021 com uma mensagem sobre liberdade sexual, exaltando o orgulho gay em moletons oversized com a frase “Gay Pride” (“Orgulho Gay” em tradução livre), e uma camiseta com a bandeira do arco-íris. As informações são da Revista Glamour.

A escolha do tema está diretamente relacionada ao diretor criativo da marca, Demna Gvasalia, que ressaltou a imprensa a importância da luta contra a homofobia: “Eu sou gay. Eu cresci em uma sociedade em que eu não poderia ter usado essas roupas, e ainda existem lugares no mundo em que não se pode fazer isso hoje. É importante lutar contra a homofobia. Eu não sou alguém que sai na rua e começa a gritar, mas esse é o ativismo político com a moda que eu posso fazer.”

Nova coleção da Balenciaga tem Orgulho LGBT+ como inspiração
Reprodução

Outra contribuição da Balenciaga, segundo Gvasalia, é a utilização de materiais sustentáveis para produzir as peças de roupas. Todos os itens vieram de matérias primas recicladas ou certificadas disponíveis.

“Quando comecei esta coleção disse ‘me mostre tecidos sustentáveis. Eu não quero olhar para mais nada’. Como diretor criativo de uma marca importante, [pedir isso] causa uma reação em cadeia, temos que usar esse poder” – disse, acrescentando que os fornecedores de tecidos de luxo hesitaram no início, mas que agora estão enxergando como uma “pequena obrigação”.

Nova coleção da Balenciaga tem Orgulho LGBT+ como inspiração
Reprodução

Já o lookbook traz montagens dos modelos posando com as peças em pontos turísticos famosos, como a Times Square, em Nova York, Torre Eiffel, em Paris, e outros. No entanto, Demna Gvasalia foi criticado, segundo a Galmour, por não ter aproveitado a ideia de retratar as peças que exaltam o orgulho gay em locais onde os homossexuais têm seus direitos limitados, como a Rússia.

A grife abriu uma loja no Brasil nesta dia 19 de abril, no shopping JK Iguatemi, em São Paulo, contando com as coleções de roupas femininas e masculinas.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".