GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English Español

O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros de Portugal, André Moz Caldas, fez questão de referir numa entrevista à revista da Universidade de Lisboa, onde é assistente convidado na Faculdade de Direito, a sua homossexualidade e o fato de ser casado com outro homem. A informação é do jornal Expresso.

“Sou o primeiro membro do governo casado com uma pessoa do mesmo sexo e não faço alarde público, mas também não sinto que seja apenas um aspecto da minha vida pessoal”.

Reprodução

E é para ajudar a combater um preconceito que ainda existe – “não sei porque é que a homofobia existe, é um jugo do qual a sociedade se libertará, mas há ainda algum caminho para lá chegar” – que partilha agora a sua orientação sexual.

André Moz Caldas espera que o seu exemplo possa mostrar a outros jovens portugueses que “não estão condenados a um ostracismo”. “Se houver um jovem que, pelo meu exemplo, se possa sentir mais livre para viver a sua orientação sexual abertamente, eu ficaria muito feliz.”

Na mesma entrevista, o secretário de Estado admite que nunca se sentiu “vitimizado” pela sua orientação sexual, mas reconhece que o facto de viver num “contexto social e familiar progressista”, em Lisboa, fez com que não tivesse vivido as experiências negativas pelas quais outros homossexuais passam. “Quem pertence a uma minoria tem de ter uma grande energia para se dar permanentemente ao respeito”, diz.

André Moz Caldas, mestre em Direito e em Medicina Dentária pela Universidade de Lisboa e ex-presidente da junta de freguesia de Alvalade, é o segundo membro de um governo português a revelar a sua orientação sexual em entrevista. Também Graça Fonseca – hoje ministra da Cultura – o fez, em entrevista ao Diário de Notícias quando era secretária de Estado.

This article is also available in: English Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.