Este artigo também está disponível em:
Español
Natural de Lisboa, Tony Valério (69) dá vida à conhecida transformista Valéria Vanini. Considerada a artista mais tradicional de Portugal, ao longo de cinco décadas de carreira Vanini reúne algumas proezas, como ser a primeira drag queen a candidatar-se à presidência portuguesa.
Conheça a trajetória de uma das artistas mais famosas e longevas do cenário LGBT português.

Infância
Quando criança, Valério teve o apoio da mãe em relação a sua orientação sexual, porém o mesmo não acontecia com o seu pai. Ele tinha um comportamento violento, muitas vezes, agredindo a mãe do artista. Aos oito anos, ele já se sentia diferente dos outros meninos. Gostava de pentear o cabelo das bonecas e usar os vestidos de sua mãe.

Início
No carnaval de 1969, Tony Valério fez o seu debut como transformista numa casa noturna chamada Fofó, arrancando elogios por ser uma jovem bonita. No entanto, devido à ditadura da época, os shows de transformistas ocorriam em segredo. Anos depois, já distante de sua terra natal, e em função do regime de Salazar, Valério se viu obrigado a ir para a guerra no continente africano, em Moçambique.

Em Nampula, ele atuou como organizador de eventos para as tropas e também foi cantor em teatro de revista. Apresentando-se em cabarés e festas, conheceu o famoso balé brasileiro chamado Antuane Sarafim. Valério tinha certeza que este era o seu verdadeiro caminho. O sucesso de Vanini e sua trupe de transformistas foi estrondoso, tendo trabalhado em mais de vinte países, desde o Canadá, Brasil e inúmeros países da África e Europa.

Repressão ditatorial
Portugal vivia um período tenso naquela época, em meio à ditadura de Salazar. Vanini foi perseguida e presa algumas vezes pela Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE), por estar trajando roupas femininas. Os anos se passaram, e os regimes ditatoriais ficaram no passado, felizmente, melhorando intensamente a situação da comunidade LGBT do país, muito em função também da ONG Opus Gay e do ativismo da transformista portuguesa.



Carreira além dos palcos
A carreira artística de Valéria Vanini foi além dos palcos das casas noturnas mundo afora. No passado, ele participou semanalmente de um programa de rádio, cujo debate envolvia os problemas relacionados à comunidade LGBT no país. Ela também gravou um programa para a MTV de Londres, chamado Wild Weekends (fins de semana selvagens) e três CDs, cuja canção “Ser Quem Sou” se tornou um hino gay em Portugal.



A arte no Brasil
Após deixar Nampula (Moçambique), Tony Valério veio para o Brasil no início da década de 1970, onde pôde conhecer melhor a arte transformista carioca, em uma época de brilhos e glórias. Em solo brasileiro, trabalhou com os saudosos Joãosinho Trinta (carnavalesco) e Rogéria, além de ter frequentado os luxuosos bailes do renomado hotel Copacabana Palace. Na Europa, trabalhou em diversos países na companhia novamente de Rogéria e Jane di Castro.


Política
Em 2004, Vanini se candidatou à presidência de Portugal. A iniciativa inédita tinha como objetivo atrair os holofotes para a causa LGBT no país. A então candidata recebeu atenção da mídia europeia, mas teve que desistir da candidatura em virtude do nome Valéria Vanini não ter uma identidade, sendo um personagem.


Vida Pessoal
Atualmente, Valéria Vanini vive na Costa da Caparica, um lugar belo e repleto de praias turísticas que lotam no verão europeu, localizado a poucos quilômetros de Lisboa. Casada há dez anos com um brasileiro, os dois vivem felizes e atuando juntos nos shows que Vanini ainda realiza. Afinal, o show não pode parar…

Acompanhe Valéria Vanini nas redes sociais:
Instagram: @valeriavaninidrag
Facebook: divavaleriavanini
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.