This article is also available in: Español

GAY BLOG BR by SCRUFF

Natural de Lisboa, Tony Valério (69) dá vida à conhecida transformista Valéria Vanini. Considerada a artista mais tradicional de Portugal, ao longo de cinco décadas de carreira Vanini reúne algumas proezas, como ser a primeira drag queen a candidatar-se à presidência portuguesa.

Conheça a trajetória de uma das artistas mais famosas e longevas do cenário LGBT português.

Valéria Vanini – acervo pessoal

Infância

Quando criança, Valério teve o apoio da mãe em relação a sua orientação sexual, porém o mesmo não acontecia com o seu pai. Ele tinha um comportamento violento, muitas vezes, agredindo a mãe do artista. Aos oito anos, ele já se sentia diferente dos outros meninos. Gostava de pentear o cabelo das bonecas e usar os vestidos de sua mãe.

Valéria Vanini – acervo pessoal

Início

No carnaval de 1969, Tony Valério fez o seu debut como transformista numa casa noturna chamada Fofó, arrancando elogios por ser uma jovem bonita. No entanto, devido à ditadura da época, os shows de transformistas ocorriam em segredo. Anos depois, já distante de sua terra natal, e em função do regime de Salazar, Valério se viu obrigado a ir para a guerra no continente africano, em Moçambique.

Valéria Vanini – acervo pessoal

Em Nampula, ele atuou como organizador de eventos para as tropas e também foi cantor em teatro de revista. Apresentando-se em cabarés e festas, conheceu o famoso balé brasileiro chamado Antuane Sarafim. Valério tinha certeza que este era o seu verdadeiro caminho. O sucesso de Vanini e sua trupe de transformistas foi estrondoso, tendo trabalhado em mais de vinte países, desde o Canadá, Brasil e inúmeros países da África e Europa.

Valéria Vanini – acervo pessoal

Repressão ditatorial

Portugal vivia um período tenso naquela época, em meio à ditadura de Salazar. Vanini foi perseguida e presa algumas vezes pela Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE), por estar trajando roupas femininas. Os anos se passaram, e os regimes ditatoriais ficaram no passado, felizmente, melhorando intensamente a situação da comunidade LGBT do país, muito em função também da ONG Opus Gay e do ativismo da transformista portuguesa.

Valéria Vanini – acervo pessoal
Vanini – acervo pessoal
Vanini – acervo pessoal

Carreira além dos palcos

A carreira artística de Valéria Vanini foi além dos palcos das casas noturnas mundo afora. No passado, ele participou semanalmente de um programa de rádio, cujo debate envolvia os problemas relacionados à comunidade LGBT no país. Ela também gravou um programa para a MTV de Londres, chamado Wild Weekends (fins de semana selvagens) e três CDs, cuja canção “Ser Quem Sou” se tornou um hino gay em Portugal.

Valéria Vanini – acervo pessoal
Vanini – acervo pessoal
Vanini – acervo pessoal

A arte no Brasil

Após deixar Nampula (Moçambique), Tony Valério veio para o Brasil no início da década de 1970, onde pôde conhecer melhor a arte transformista carioca, em uma época de brilhos e glórias. Em solo brasileiro, trabalhou com os saudosos Joãosinho Trinta (carnavalesco) e Rogéria, além de ter frequentado os luxuosos bailes do renomado hotel Copacabana Palace. Na Europa, trabalhou em diversos países na companhia novamente de Rogéria e Jane di Castro.

Valéria Vanini – acervo pessoal
Vanini – acervo pessoal

Política

Em 2004, Vanini se candidatou à presidência de Portugal. A iniciativa inédita tinha como objetivo atrair os holofotes para a causa LGBT no país. A então candidata recebeu atenção da mídia europeia, mas teve que desistir da candidatura em virtude do nome Valéria Vanini não ter uma identidade, sendo um personagem.

Valéria Vanini – acervo pessoal
Vanini – acervo pessoal

Vida Pessoal

Atualmente, Valéria Vanini vive na Costa da Caparica, um lugar belo e repleto de praias turísticas que lotam no verão europeu, localizado a poucos quilômetros de Lisboa. Casada há dez anos com um brasileiro, os dois vivem felizes e atuando juntos nos shows que Vanini ainda realiza. Afinal, o show não pode parar…

Vanini e marido
Valéria Vanini – acervo pessoal

Acompanhe Valéria Vanini nas redes sociais:

Instagram: @valeriavaninidrag
Facebook: divavaleriavanini

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.