O jornal The Guardian, um dos mais populares do Reino Unido, fez uma matéria sobre o caso do jovem gay que foi estuprado e espancado por três homens em Florianópolis por ser LGBT. No artigo escrito por Sarah Johson, eles qualificam o ato como “bárbaro” e dizem que o Brasil vive uma “epidemia de violência contra os LGBTs”
“Um ato de violência ‘bárbaro’ em que um gay de 22 anos foi estuprado por uma gangue e torturado gerou uma reação violenta no Brasil e é a evidência de uma crescente onda de crimes de ódio no país, de acordo com ativistas dos direitos humanos”, diz a publicação.
Na matéria eles também destacam que o homem foi largado na rua e depois levado ao hospital.
“Este é um crime assustador, mas é muito comum no Brasil” – disse Lirous Ávila, presidente da Associação de Defesa dos Direitos Humanos, uma organização que ajuda vítimas de violência em Florianópolis – “Não apenas contra lésbicas, gays, bissexuais ou transgêneros, mas também mulheres, negros e imigrantes – e está piorando”, acrescenta, enfatizando também que Jair Bolsonaro influencia comportamentos violentos com seu discurso.
A matéria também enfatiza que o ataque ocorreu justamente no Mês do Orgulho, provocando repercussão nacionalmente. O pesquisador de direitos humanos da América Latina, Cristian Gonzáles Cabrera, disse ao canal que o “governo [brasileiro] precisa urgentemente dar passos para acabar com a epidemia de violência contra os LGBTs”
Já a advogada de Florianópolis, Margareth Hernandes, destaca que a violência contra os LGBTs cresceu muito nos últimos tempos, e ela enfatiza que o “Brasil é campeão em assassinatos contra LGBTs”.
“Somos um país muito conservador e ainda há muito preconceito. Discursos de ódio acabam propagando a violência”, disse Hernandes.
“A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos informou à Human Rights Watch que, entre janeiro e junho de 2020, recebeu 1.134 denúncias de violência, discriminação e outros abusos contra pessoas LGBT. Dados da linha direta do governo para denúncias de abusos revelaram que, entre 2011 e 2017, ocorreram 12.477 denúncias de violência contra pessoas LGBT no Brasil”, destaca o The Guardian.

Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














