GAY BLOG BR by SCRUFF

O jornal The Guardian, um dos mais populares do Reino Unido, fez uma matéria sobre o caso do jovem gay que foi estuprado e espancado por três homens em Florianópolis por ser LGBT.  No artigo escrito por Sarah Johson, eles qualificam o ato como “bárbaro” e dizem que o Brasil vive uma “epidemia de violência contra os LGBTs”

“Um ato de violência ‘bárbaro’ em que um gay de 22 anos foi estuprado por uma gangue e torturado gerou uma reação violenta no Brasil e é a evidência de uma crescente onda de crimes de ódio no país, de acordo com ativistas dos direitos humanos”, diz a publicação.

Na matéria eles também destacam que o homem foi largado na rua e depois levado ao hospital.

“Este é um crime assustador, mas é muito comum no Brasil” – disse Lirous Ávila, presidente da Associação de Defesa dos Direitos Humanos, uma organização que ajuda vítimas de violência em Florianópolis – “Não apenas contra lésbicas, gays, bissexuais ou transgêneros, mas também mulheres, negros e imigrantes – e está piorando”, acrescenta, enfatizando também que Jair Bolsonaro influencia comportamentos violentos com seu discurso.

A matéria também enfatiza que o ataque ocorreu justamente no Mês do Orgulho, provocando repercussão nacionalmente. O pesquisador de direitos humanos da América Latina, Cristian Gonzáles Cabrera, disse ao canal que o “governo [brasileiro] precisa urgentemente dar passos para acabar com a epidemia de violência contra os LGBTs”

Já a advogada de Florianópolis, Margareth Hernandes, destaca que a violência contra os LGBTs cresceu muito nos últimos tempos, e ela enfatiza que o “Brasil é campeão em assassinatos contra LGBTs”.

“Somos um país muito conservador e ainda há muito preconceito. Discursos de ódio acabam propagando a violência”, disse Hernandes.

“A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos informou à Human Rights Watch que, entre janeiro e junho de 2020, recebeu 1.134 denúncias de violência, discriminação e outros abusos contra pessoas LGBT. Dados da linha direta do governo para denúncias de abusos revelaram que, entre 2011 e 2017, ocorreram 12.477 denúncias de violência contra pessoas LGBT no Brasil”, destaca o The Guardian.

The Guardian denuncia estupro coletivo de jovem gay em Florianópolis
Foto: Anderson Coelho

Join our community of 15+ million guys

Find guys looking for the same thing with SCRUFF Match. Volunteer to be a SCRUFF Venture Ambassador to help out guys visiting your home city. Search an up-to-date agenda of the top parties, prides, festivals and events. Upgrade your game with SCRUFF Pro and unlock 30+ advanced features. Download SCRUFF here.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"