GAY BLOG BR by SCRUFF

O jornal The Guardian, um dos mais populares do Reino Unido, fez uma matéria sobre o caso do jovem gay que foi estuprado e espancado por três homens em Florianópolis por ser LGBT.  No artigo escrito por Sarah Johson, eles qualificam o ato como “bárbaro” e dizem que o Brasil vive uma “epidemia de violência contra os LGBTs”

“Um ato de violência ‘bárbaro’ em que um gay de 22 anos foi estuprado por uma gangue e torturado gerou uma reação violenta no Brasil e é a evidência de uma crescente onda de crimes de ódio no país, de acordo com ativistas dos direitos humanos”, diz a publicação.

Na matéria eles também destacam que o homem foi largado na rua e depois levado ao hospital.

“Este é um crime assustador, mas é muito comum no Brasil” – disse Lirous Ávila, presidente da Associação de Defesa dos Direitos Humanos, uma organização que ajuda vítimas de violência em Florianópolis – “Não apenas contra lésbicas, gays, bissexuais ou transgêneros, mas também mulheres, negros e imigrantes – e está piorando”, acrescenta, enfatizando também que Jair Bolsonaro influencia comportamentos violentos com seu discurso.

A matéria também enfatiza que o ataque ocorreu justamente no Mês do Orgulho, provocando repercussão nacionalmente. O pesquisador de direitos humanos da América Latina, Cristian Gonzáles Cabrera, disse ao canal que o “governo [brasileiro] precisa urgentemente dar passos para acabar com a epidemia de violência contra os LGBTs”

Já a advogada de Florianópolis, Margareth Hernandes, destaca que a violência contra os LGBTs cresceu muito nos últimos tempos, e ela enfatiza que o “Brasil é campeão em assassinatos contra LGBTs”.

“Somos um país muito conservador e ainda há muito preconceito. Discursos de ódio acabam propagando a violência”, disse Hernandes.

“A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos informou à Human Rights Watch que, entre janeiro e junho de 2020, recebeu 1.134 denúncias de violência, discriminação e outros abusos contra pessoas LGBT. Dados da linha direta do governo para denúncias de abusos revelaram que, entre 2011 e 2017, ocorreram 12.477 denúncias de violência contra pessoas LGBT no Brasil”, destaca o The Guardian.

The Guardian denuncia estupro coletivo de jovem gay em Florianópolis
Foto: Anderson Coelho

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"