Ana Célia Athayde (PT), de 61 anos, concorre a deputada estadual na Paraíba. Lésbica, ela é veterinária, professora titular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e moradora de Patos (PB).

“As desigualdades sociais, a iniquidade em saúde, a insegurança/descaso com a população LGBTQIAPN+ e o caos da educação” foram alguns dos motivações que levaram a professora a disputar as eleições de 2022.
Para a candidatada, não se faz necessário só ressaltar que a população LGBT+ precisa se fortalecer. “É necessário investir em suas candidaturas raiz e não em pessoas que apenas dizem ‘eu apoio os LGBT’“, afirma Ana.
Entre suas propostas ela destaca a educação e saúde. “Entre as prioridades, defender a segurança e dignidade da nossa população LGBTQIAPN+ (acolhimento, saúde integral, empreendedorismo, capacitação especifica e segurança)”, diz a candidata que é uma das entrevistadas no especial “Eleições 2022” do Gay Blog BR.

Confira na íntegra a entrevista com Ana Célia
GAY BLOG BR: Qual a sua formação e trajetória profissional?
Ana Célia: Sou Veterinária. Mestre em Ciência Animal e PhD em Ciências Biológicas. Fui Diretora e Vice-Diretora de Hospital Veterinário Universitário e de Campus Universitário; Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão; Pró-Reitora de Assistência Estudantil; Coordenadora de Curso de Pós-graduação; Coordenadora de Núcleo de Desenvolvimento Territorial. Sou Professora Titular nos Cursos de Veterinária, Biologia e Odontologia da UFCG.
GB: O que motivou a se candidatar?
Ana: As desigualdades sociais, a iniquidade em saúde, a insegurança/descaso com a população LGBTQIAPN+ e o caos da educação.
GB: Quais os desafios enfrentados ao ser uma candidatura abertamente LGBT+?
Ana: Os mesmos que enfrentamos em sermos LGBTQIAPN+, talvez com pequenas suavidades.
GB: Quais são as suas principais propostas? Há pautas exclusivamente para LGBT+?
Ana: Minhas bandeiras são educação e saúde. Entre as prioridades, defender a segurança e dignidade da nossa população LGBTQIAPN+ (acolhimento, saúde integral, empreendedorismo, capacitação especifica e segurança).
GB: Quais medidas você acredita serem necessárias para combater a LGBTfobia?
Ana: Tratar a educação e segurança de forma real em todos os setores.
GB: O que você pensa sobre o uso e políticas da PrEP?
Ana: Precisam ser reavaliadas, repensadas e instituídas com maior segurança.
GB: Como você avalia o governo de Bolsonaro?
Ana: Um caos. Altamente destruidor.
Confira a lista de candidaturas LGBTQIA+ de 2022 neste link
Lista de candidatos LGBTQ+ nas eleições 2022 | Deputados, Senadores, Governadores
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.