GAY BLOG BR by SCRUFF

Herik Dias (PSDB), de 23 anos, concorre a deputado estadual em Alagoas. O mais jovem candidato alagoano a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Morador de Maceió (AL) e gay, ele é estudante do terceiro período de Direito e trabalha como almoxarife.

Herik Dias, candidato a deputado estadual pelo PSDB de AL (Foto: Divulgação)

Essa não é a primeira eleição de Herik que, em 2020, concorreu a vereador de Maceió.  “Política é para todos e, através dela, quero lutar por políticas públicas efetivas e mostrar a nossa sociedade que podemos sim fazer melhor. […] Eu quero inserir os jovens nas discussões que forem abordadas, pois faz-se necessário fazermos as escolhas certas para definirmos um futuro melhor para todos”, afirma o jovem.

Em sua campanha, o candidato levanta bandeiras na luta pela população LGBTQIA+, jovens, inclusão social e respeito. “Vou propor um programa de capacitação de incentivo a jovens em busca do seu primeiro emprego”, ressalta Herik, que é um dos entrevistados do Gay Blog BR para o especial “Eleições 2022.

Herik Dias (Foto: Reprodução/ Facebook)

Confira na íntegra a entrevista com Herik Dias

GAY BLOG BR: Qual a sua formação e trajetória profissional?

Herik Dias: Eu sou estudante de Direito, ainda no terceiro período. De família simples, trabalhei desde muito jovem num quiosque de cosméticos, até trabalhar em uma das maiores lojas de artigos esportivos da América Latina, a Centauro, e atualmente trabalho no Hospital Universitário cuidando da gestão patrimonial do campus. 

GB: O que motivou a se candidatar?

Herik: Fazer a diferença por onde passo é o meu dilema. Política é para todos e, através dela, quero lutar por políticas públicas efetivas e mostrar a nossa sociedade que podemos sim fazer melhor. Atualmente sou o candidato mais jovem da campanha 2022 [e Alagoas] e quero inserir os jovens nas discussões que forem abordadas pois faz-se necessário fazermos as escolhas certas para definirmos um futuro melhor para todos. Fazer de fato uma política bonita, visando o bem de toda a população. Minha família também me motiva. 

GB: Quais os desafios enfrentados ao ser um candidato abertamente LGBT+?

Herik: O preconceito é o maior desafio enfrentado, mas é algo que estamos quebrando há muito tempo e por isso não quero que outros passem pelo mesmo. 

GB: Quais são as suas principais propostas? Há pautas exclusivamente para LGBT+?

Herik: Em nossa campanha, levanto bandeiras de militância na luta pela população LGBTQIA +, por inclusão social e respeito. Vou propor um programa de capacitação de incentivo a jovens em busca do seu primeiro emprego, também ações voltadas ao empreendedorismo, como também a valorização dos recursos naturais, que visam a reciclagem de matérias-primas. Vou em defesa de mulheres, crianças pessoas com deficiência e negros, ações e muitos projetos voltados para à saúde, educação e cultura de Alagoas.

GB: Quais medidas você acredita serem necessárias para combater a LGBTfobia?

Herik: Informação, cumprimento das leis e orientação. Preparar nossa diversidade e sociedade para combater a LGBTfobia é uma prioridade e, para isso, podem ser criados projetos de “empoderamento da diversidade” e garantir a conscientização da população por meio de orientação. Homofobia é crime e respeitar deve ser o primeiro passo de todos para garantir os direitos da diversidade. 

GB: O que você pensa sobre o uso e políticas da PrEP?

Herik: Penso que todo tipo de prevenção faz-se necessária para garantir a prevenção do vírus HIV. Por isso, essas estratégias de garantia são importantes e devem ser ofertadas para as pessoas, a fim de garantir uma maior diversidade de opções que orientem suas decisões e deve ser incluída como política pública para a redução da infecção. Mas também penso que independente das escolhas é melhor prevenir do que remediar.

GB: Como você avalia o governo de Bolsonaro?

Herik: Para mim, não foi o melhor governo. Eu não o escolhi como representante. E diante de tantos fatos e acontecimentos no mundo inteiro, principalmente no nosso país, posso considerar que foi um governo ruim.

GB: Como é ser o candidato mais jovem candidato a deputado estadual de Alagoas nessas eleições?

Herik: Tenho sido muito abraçado por toda a população alagoana por ser o mais jovem candidato a Deputado Estadual por Alagoas. Pensando nisso, me sinto feliz e grato por mostrar que ser jovem é muito mais do que algumas pessoas pensam, que fazer parte da transformação da nossa sociedade também é o nosso papel, pois somos o futuro do nosso país e os jovens merecem mais oportunidades e precisam ser motivados, com participação efetiva nas políticas públicas que visam a harmonia e sobretudo o bem estar coletivo. 

Confira a lista de candidaturas LGBTQIA+ de 2022 neste link

Lista de candidatos LGBTQ+ nas eleições 2022 | Deputados, Senadores, Governadores




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)