GAY BLOG BR by SCRUFF

Candidato a deputado estadual pelo estado de São Paulo, Joel Junior (PV), tem 32 anos, é gay, publicitário e morador de Vargem Grande Paulista (SP). Em entrevista ao Gay Blog BR, Joel diz que sua candidatura surgiu pelo desejo de mudança e a “necessidade de uma política descentralizada, contemporânea e arrojada”.

Ao longo de sua trajetória profissional, já foi presidente de grêmio estudantil. Aos 17 anos fundou sua própria rádio comunitária. Cursou Jornalismo e Saúde Pública para Comunicadores Comunitários. Além disso, trabalho como garoto propaganda e criou um empresa especializada em marketing.

Caso seja eleito, lutará pelo acesso a informações coerentes, linguagem facilitada e programas que impactarão diretamente a sociedade paulista LGBTQIA+, como o “JustLoveSP”. Sus propostas também estão ligadas a educação, saúde e a energia limpa e sustentável.

Joel Junior, candidato a deputado estadual do PV por São Paulo (Foto: Divulgação)
Joel Junior, candidato a deputado estadual do PV por São Paulo (Foto: Divulgação)

GAY BLOG BR: Qual a sua formação e trajetória profissional?

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

Joel Junior: Trabalho com publicidade há mais de 10 anos. Aos 15 anos fui presidente do grêmio estudantil do colégio. Aos 17 fundei minha própria estação de rádio comunitária. Logo após o fechamento da emissora, por falta de documentação, criei uma ONG com amigos focando na educação de pessoas carentes. Produzi eventos na cidade e região. No mesmo ano ingressei na faculdade de Jornalismo. Trabalhei como assistente de marketing em São Roque, na antiga Faculdade Uniesp, em Vargem Grande Paulista. Cursei Saúde Pública para Comunicadores Comunitários na Faculdade de Saúde Pública na USP. Aos 19 anos fundei uma pizzaria. Aos 22 criei uma gráfica que revendia impressos. Estudei Design Gráfico, criava conteúdos criativos para o Celeiro da Granja. Trabalhei em uma revista regional, até fundar a Flypp Mídia de Alternativa, um novo conceito em tráfego e mídia social em 2017. Atuei como garoto propaganda em diversas empresas regionais, garoto propaganda de uma grande loja de utilidades. Além disso, colaborei ativamente no empreendedorismo regional, em bares, pubs e restaurantes, principalmente na pandemia. Colaborei com ideias e ferramentas digitais com ações que fortaleceram o comércio local e colaborei com o funcionamento do delivery e take way, fortalecendo a região da Granja Viana. Criei influência de tráfego e branding e marketing.

GB: O que motivou a se candidatar?

Joel: Desejo mudanças. Sinto a necessidade de uma política descentralizada, contemporânea e arrojada.

GB: Quais os desafios enfrentados ao ser um candidato abertamente LGBTQIA+?

Joel: Creio que a representatividade da causa é muito importante na política estadual. A sociedade ainda está em evolução, e claro, a intolerância ainda é iminente, não só com a comunidade LGBTQIAPN+, porém em outros contextos, como a religiosa e racial. Nosso objetivo é a integração de pessoas, independentemente de gênero, credo e cor no mercado de trabalho, movimentos sociais e na sociedade de forma geral.

GB: Quais são as suas principais propostas? Há pautas exclusivamente para LGBTQIA+?

Joel: Temos a educação como base em nossas propostas. Queremos valorizar o ensino no estado, desde o fundamental, até projetos que favoreçam estudantes de Universidades públicas e privadas. Somos completamente cientes que, somente através do conhecimento e apoio a grupos científicos, lutando por políticas para um futuro mais digno para as próximas gerações. Quanto às pautas exclusivas ao público LGBTQIAPN+, além de lutar pelo acesso a informações coerentes e de linguagem facilitada, criaremos programas que impactarão diretamente a sociedade paulista, que ainda sofre com preconceito, inclusive em pequenas cidades e vilarejos – JustLoveSP.

Além dos centros de referência e postos de saúde direcionados ao tratamento de IST’s, nossas ideias são: criar trucks itinerantes que visitem as 645 cidades do estado oferecendo testes rápidos de ISTs; profissionais da saúde como infectologista (diagnóstico e encaminhamento) e psicólogo (Atender pacientes, casais e familiares).

Profissionais treinados para atender Familiares de LGBTS+: As famílias que se interessarem sobre o assunto e tiverem interesse em se informar com os profissionais designados a isso, combateremos a falta de informação e transformando através da ciência e do conhecimento a dignidade e o orgulho. Precisamos de aceitação dos pais que tem filhos LGBTQIAPN +. Apenas através do conhecimento vamos gerar resultados positivos e construiremos uma sociedade mais justa para as próximas gerações. Claro, no Legislativo criaremos leis e proposições, mas estaremos ativamente trabalhando com o governo do estado, sociedade civil e filantrópica.

GB: Quais medidas você acredita serem necessárias para combater a LGBTfobia?

Joel: A informação e a ajuda psicológica aos LGBTs+, inclusive aos seus respectivos familiares. Vamos criar programas e ações como apoio a ansiedade e a depressão, temas que devem ser tratado com urgência e dignidade. Junto ao governo de São Paulo criaremos o Centro de Terapia de Emergência.

Através de canais digitais, a telemedicina é agregada a médicos da rede pública ou profissionais solidários. Criaremos um aplicativo com um canal de atendimento ao necessitado. A vida pode ser impactada diretamente e ajudar a estabilidade emocional dos nossos cidadãos será prioridade. Esse programa se estenderá a dependentes químicos e alcoólicos.

GB: O que você pensa sobre o uso e políticas da PrEP?

Joel: No mundo todo ela se provou extremamente eficiente, mas limitada, quando dependia de prescrição médica, embora fosse uma estratégia de prevenção. Os lugares com maiores sucessos na implementação e na proteção de milhares de vidas foram exatamente os que descentralizaram e usaram o espírito de equipe multiprofissional de saúde para garantir a ampliação do acesso. Nosso projeto de trucks itinerantes no programa que nomeamos “JustLoveSP” impactará diretamente na sociedade. Lembrando que o programa se estende aos heterossexuais.

GB: Como você avalia o governo de Bolsonaro?

Joel: Negacionista. Elevaram e incentivaram drasticamente o nível de “Analfabetismo funcional” na sociedade brasileira. Desrespeito a mulher, incitação à violência com a liberação de armas de fogo,  desinformação pulverizada por fake news e talvez no meu olhar, uma obsessão de poder.

GB: O que mais gostaria de pontuar sobre sua candidatura ou propostas?

Criaremos leis de incentivo à utilização de energia limpa e sustentável, como a utilização painéis solares em empresas, prédios, vias e monumentos. Valorizaremos e apoiaremos iniciativas público/privadas. Temos ciência que empresas e empreendedores do setor sustentável serão capazes e incentivados por projetos como esse. Nossa missão é administrar as necessidades da sociedade paulista. Percorri um longo caminho até aqui, amadureci, e tenho a total ciência que somente através do conhecimento transformamos uma nação.

Sou oficialmente um dos 15 candidatos a deputado estadual escolhidos pelo Partido Verde. Um partido de grandes batalhas, e principalmente valores, como a preservação do meio ambiente, a democracia, a justiça social, a liberdade, a cidadania feminina, o pacifismo, a espiritualidade, o municipalismo, o conhecimento e com muito orgulho faço parte do movimento LGBTQIAPN+ e me senti acolhido pelo total apoio à diversidade e o respeito aos direitos humanos. Temos uma longa jornada pela frente, uma nova geração na política. Uma geração de representatividade por causas nobres, e de sonhos gigantes. Vamos construir o futuro, só depende de nós.

Confira a lista de candidaturas LGBTQIA+ de 2022 neste link.

Lista de candidatos LGBTQ+ nas eleições 2022 | Deputados, Senadores, Governadores




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente