GAY BLOG BR by SCRUFF

Waldir Bittencourt, o Enfermeiro Waldir (PDT), é candidato e deputado estadual do Espírito Santo. Morador de Serra (ES), ele tem 33 anos, é gay, e começou seu ativismo no movimento estudantil.

Como enfermeiro, Waldir trabalhou 12 anos na consolidação do SUS na Amazônia, atendendo povos ribeirinhos e indígenas. “Me vejo como um operário do SUS, mesmo ocupando diversos cargos, eu costumo dizer que sou enfermeiro“, diz o candidato.

Enfermeiro Waldir (Foto: Divulgação)

De acordo com Waldir, ele é o único candidato gay na disputa por uma vaga Assembleia Legislativa do Espírito Santo. “Meu sonho é contar com esse público para que o rosa da bandeira do Espírito Santo fale mais vibrante na Assembleia Legislativa“, afirma o enfermeiro.

“O movimento LGBTQIA+ sempre precisou de mandatos amigos, sempre precisou de gente falando por nós. Precisamos avançar e virar a página desse país tão cruel e fracassado em cuidar da nossa gente, também precisamos de avançar em mais direitos e menos violência”, acrescenta Waldir, que é um dos entrevistados no especial “Eleições 2022” do Gay Blog BR.

Enfermeiro Waldir, candidato a deputado estadual pelo PDT do ES (Foto: Divulgação)

Confira na íntegra a entrevista com Waldir Bittencourt

GAY BLOG BR: Qual a sua formação e trajetória profissional?

Waldir Bittencourt: Nasci no Espírito Santo. Comecei meu ativismo no movimento estudantil, logo mais tarde no partidário, no sindical. Como enfermeiro, fui enfermeiro na assistência, na Amazônia, na gestão e planejamento, trabalhei 12 anos na consolidação do SUS na Amazônia, lidando com povos ribeirinhos, indígenas, tradicionais da floresta. Me vejo como um operário do SUS, mesmo ocupando diversos cargos, eu costumo dizer que sou enfermeiro.

GB: O que motivou a se candidatar?

Waldir: O movimento LGBTQIA+ sempre precisou de mandatos amigos, sempre precisou de gente falando por nós. Precisamos avançar e virar a página desse país tão cruel e fracassado em cuidar da nossa gente, também precisamos de avançar em mais direitos e menos violência.

GB: Quais os desafios enfrentados ao ser uma candidatura abertamente LGBT+?

Waldir: Os desafios são grandes demais, vão desde as questões relacionadas a partido, financeira e a questão de própria representação no movimento LGBTQIA+. Infelizmente, existem muitos flertando com propostas autoritárias e fascistas… jogar luz nesse momento, na consciência de um segmento social policlassista e multirracial, é ,também compreender que é preciso elevar a nossa representação com qualidade.

GB: Quais são as suas principais propostas? Há pautas exclusivamente para LGBT+?

Waldir: Sim existem, partem também da inserção do público mais estigmatizado por conta de gênero, que é não é doença, mas é preciso de acompanhamento psicossocial diante de tanto preconceito; um programa de assistência à saúde mental, de combate ao suicídio. Também há uma proposta muito interessante, chamada de programa Codinome Beija-Flor, que oferece ajuda, sem expor aqueles que ainda não assumiram e precisam ser alcançados pela política. Há também uma série de projetos de inclusão e qualificação ao mercado de trabalho e independência financeira.

GB: O que você pensa sobre o uso e políticas da PrEP?

Waldir: PrEP é importante, precisa ser ampliado, mas o uso de preservativos nunca devem ser descartados. O PrEP é mais uma forma de segurança, mas o preservativo amplia a nossa liberdade e tranquilidade.

GB: Como você avalia o governo de Bolsonaro?

Waldir: O governo Bolsonaro é uma tragédia humanitária, uma página triste da nossa história que precisamos virar. É a nossa existência que é questionada a cada dia de seu mandato, dizer NÃO a Bolsonaro é uma necessidade urgente!

Confira a lista de candidaturas LGBTQIA+ de 2022 neste link.

Lista de candidatos LGBTQ+ nas eleições 2022 | Deputados, Senadores, Governadores




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)