No dia 7 de dezembro, a comunidade Posithividades realizará a entrega do prêmio Vozes Indetectáveis, reconhecendo os melhores criadores de conteúdo sobre HIV no Brasil. O evento ocorrerá durante a Festa do Indetectável, em São Paulo, destacando-se como uma das principais iniciativas de conscientização e combate ao preconceito relacionado à AIDS. O prazo para indicação popular está aberto.
A premiação, que está em sua terceira edição, foi criada por Lucian Ambros, influenciador digital e fundador da Posithividades. Segundo Ambros, o prêmio tem como objetivo “ajudar na luta contra a Aids por meio da valorização de conteúdos qualificados sobre HIV”, incentivando a prevenção e o tratamento correto da doença.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 10 mil pessoas morreram em 2022 no Brasil por complicações relacionadas à AIDS, muitas vezes exacerbadas pelo estigma social. Nesse contexto, o prêmio Vozes Indetectáveis busca promover uma mudança positiva, destacando conteúdos que ajudam a desmistificar a doença e destacar os avanços no tratamento, como a transmissão zero do vírus por pessoas com carga viral indetectável.
Como funciona o processo de seleção do prêmio Vozes Indetectáveis
O processo de seleção para o prêmio inclui uma fase de indicações populares, aberta durante todo o mês de outubro, na qual o público pode indicar seus favoritos em cinco categorias diferentes: Criador de Conteúdo Destaque, Criador de Conteúdo Revelação, Profissional da Saúde, Serviço Público de Saúde e ONG ou Coletivo. As indicações podem ser feitas através deste formulário on-line.
Após o período de indicações, uma votação popular determinará os finalistas de cada categoria, começando no dia 1º de novembro e estendendo-se até o final do mês. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação em dezembro. “Reservamos 30 dias para indicação e 30 dias para a votação para que um número maior de pessoas interessadas no tema HIV possa participar e contribuir”, explicou Ambros.

No evento do ano passado, a médica infectologista Elna Amaral foi uma das homenageadas, destacando-se na categoria Profissional da Saúde. Ela expressou gratidão pelo reconhecimento e pelo impacto positivo de seu trabalho na vida das pessoas afetadas pelo HIV. “Fiquei muito feliz em saber que as pessoas reconhecem o meu trabalho como útil e acolhedor para elas. Recebo mensagens de reconhecimento todos os dias pelas redes sociais, mas só entendi a real dimensão disso quando recebi o prêmio Vozes Indetectáveis”, afirmou.
Com apoio do SCRUFF, ‘Festa do Indetectável’ beneficiará entidades da causa HIV
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














