GAY BLOG BR by SCRUFF

A Universidade Federal Fluminense (UFF), através do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), em parceria com o Centro de Cidadania LGBT Hanna Suzart, lançou o projeto de extensão “Rede Visibiliza UFF: Produzindo vínculo, visibilidade e acesso à saúde bucal a pessoas trans”. A proposta é oferecer atendimento odontológico gratuito e de qualidade para a população trans, incluindo pessoas trans, travestis e não binárias. As informações são do portal Diário do Rio.

Segundo o site, o projeto foi inspirado por uma pesquisa que investigou as experiências da população trans no acesso e cuidado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente voltado para a saúde bucal, o Rede Visibiliza UFF expandiu suas atividades para incluir alunos dos cursos de Odontologia, Biomedicina e Fonoaudiologia.

O atendimento começa no Centro de Cidadania LGBT, que encaminha os pacientes ao ISNF. Contudo, muitos pacientes procuram o projeto de forma espontânea, seja pelas redes sociais ou por recomendações. Além dos atendimentos clínicos, o projeto também promove ações educativas e rodas de conversa na universidade para sensibilizar e mobilizar a comunidade acadêmica sobre a importância do acolhimento.

Projeto da UFF oferece atendimento odontológico gratuito para pessoas trans
Projeto da UFF oferece atendimento odontológico gratuito para pessoas trans (Foto: reprodução/Imagem de wavebreakmedia_micro no Freepik)

Segundo a coordenadora do projeto, Flávia Maia Silveira: “Fazemos esse trabalho interno para trazer esclarecimento aos alunos e servidores sobre a importância do acolhimento que o projeto proporciona. Nesse sentido de educar as pessoas, também estamos organizando um livro com orientações para profissionais de saúde”.

Pacientes trans da UFF relatam experiências ruins ao longo da vida

Ainda segundo o Diário do Rio, relatos de pacientes trans indicam que experiências negativas com profissionais de saúde, incluindo discriminação na recepção e durante a entrega de documentos, são comuns. O projeto busca combater esses problemas, adotando práticas inclusivas, como a inclusão de campos para “nome social” e “identidade de gênero” nos prontuários médicos.

Com aproximadamente 20 alunos envolvidos, o Rede Visibiliza UFF inclui graduandos que realizam atendimentos e voluntários que ajudam em atividades administrativas, incluindo a gestão do perfil no Instagram. Os pacientes atendidos vêm de Nova Friburgo e cidades vizinhas, sem necessidade de lista de espera.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente