GAY BLOG BR by SCRUFF

O médico infectologista Vinicius Borges (CREMESP – 202.114), mais conhecido como “Doutor Maravilha”, usou suas redes sociais para esclarecer informações equivocadas sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e alertar para a importância da prevenção, do diagnóstico correto e do acesso à vacinação e ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Médico infectologista desmente e esclarece mitos sobre ISTs
Médico infectologista desmente e esclarece mitos sobre ISTs (Foto: reprodução)

Sexo oral e câncer de garganta

Um dos pontos abordados foi a associação entre sexo oral e câncer de garganta. Segundo o especialista, o que causa esse tipo de câncer é o vírus HPV, além do consumo de álcool e do tabagismo, e não a prática sexual em si.

Ele destacou que os sorotipos 16 e 18 do HPV estão relacionados à maioria dos casos de câncer de cabeça e pescoço e que esses tipos estão contemplados na vacina disponível. A versão nonavalente do imunizante já possui indicação para prevenção desses tumores. “Se tivéssemos mais acesso à vacina contra HPV, muitos desses tumores seriam prevenidos”, afirmou.

Hepatites virais

Outro tema tratado foram as hepatites virais. No Brasil, existem vacinas contra as hepatites A e B disponíveis pelo SUS, sendo que a proteção contra a hepatite B também reduz o risco de infecção pelo tipo D.

A hepatite C, por sua vez, não possui vacina, mas conta com tratamento medicamentoso ofertado pelo SUS, com taxas de cura superiores a 95%, quando diagnosticada e tratada adequadamente.

Corrimentos genitais podem ter causas diversas

O médico também chamou atenção para os corrimentos genitais, que nem sempre são causados por gonorreia ou clamídia. Em casos persistentes, é necessário investigar outras bactérias, como o Mycoplasma genitalium.

Ele alertou que o uso indiscriminado de antibióticos sem diagnóstico preciso favorece o surgimento de infecções mais resistentes, tornando o tratamento mais complexo e prolongado. “Ficar dando ciprofloxacino, azitromicina ou ceftriaxona para todo e qualquer corrimento com o tempo ia ter um preço. […] Sempre tente investigar o causador exato (agente etiológico) do corrimento antes de tratá-lo”, destacou o doutor.

Atenção à sífilis

Sobre a sífilis, Borges explicou que a doença é altamente transmissível, especialmente no primeiro ano de infecção, “principalmente nas fases primárias (cancro) e secundária (manchas no corpo)”, e que muitas pessoas podem não apresentar sintomas evidentes.

Segundo ele, a chance de transmissão em uma relação sexual pode chegar a 30% durante a fase contagiosa, o que reforça a necessidade do uso de preservativo, da testagem regular e do início rápido do tratamento quando a infecção é confirmada: “Camisinha e testagem com tratamento precoce são os melhores caminhos”, aconselha.

Confira a publicação oficial clicando aqui.

Assim, é importante destacar que informação correta, testagem regular, vacinação e tratamento adequado seguem sendo ferramentas centrais para reduzir a circulação das ISTs e ampliar a proteção da população.

(PREP)RARE-SE e PREVINA-SE: Dr. Maravilha esclarece dúvidas sobre métodos de prevenção contra HIV e ISTs




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente