A rede varejista Pernambucanas, por meio de sua assessoria de imprensa, comunica que realizou uma pesquisa interna para avaliar a percepção de segurança e inclusão entre seus funcionários. O levantamento, conduzido de forma anônima como parte do Censo de Diversidade da empresa, revelou que 100% dos colaboradores trans se sentem seguros para ser quem são no ambiente de trabalho. A iniciativa faz parte do Censo de Diversidade da rede e teve como objetivo compreender o perfil dos trabalhadores e embasar estratégias voltadas à inclusão e ao desenvolvimento profissional dentro da companhia.

Atualmente, 16,7% dos colaboradores da empresa se identificam como parte da população LGBTQIA+, sendo que 2,5% (cerca de 300 pessoas) se autodeclaram trans ou não binários. Além disso, 15% dos cargos de liderança são ocupados por profissionais LGBTQIA+. O levantamento também aponta que 90% dos colaboradores LGBTQIA+ afirmam se sentir à vontade para expressar sua identidade na empresa, enquanto 91% consideram o ambiente de trabalho livre de discriminação.
Iniciativas pela diversidade
A empresa conta com um Comitê Estratégico de Sustentabilidade e o Grupo de Afinidade “Sim, Eu Sou”, compostos por colaboradores de diferentes áreas. O objetivo desses grupos é debater temas relacionados à diversidade e sugerir ações que promovam um ambiente mais inclusivo dentro e fora da organização.
“A equidade, diversidade e inclusão nas empresas é uma importante ferramenta de transformação em nossa sociedade, mas não basta obter representatividade dentro dos muros da organização. Acredito que o primeiro passo é compreender as necessidades dos grupos minorizados, praticar efetivamente a inclusão e implantar iniciativas que ultrapassem os muros. Isso é o que temos buscado fazer por aqui”, destaca Nivaldo Tomasio, gerente de visual merchandising da Pernambucanas e líder do grupo.
Entre as iniciativas da Pernambucanas estão rodas de conversa, lives e ações educativas voltadas para a conscientização sobre identidades de gênero e orientações afetivas. Em 2024, a empresa convidou pessoas trans de diferentes áreas para compartilhar suas experiências e desafios no mercado de trabalho, promovendo o diálogo sobre práticas mais inclusivas.
No ambiente físico, mais de 100 lojas da rede já contam com banheiros sem gênero, e os colaboradores podem utilizar seus nomes e pronomes sociais em crachás e sistemas internos, independentemente da atualização de documentos oficiais. A empresa também oferece apoio no processo de transição de gênero, com orientações para líderes e equipes, além de adaptações na rotina de trabalho presencial, quando necessário.
Colaboradores como Ramona Vitória Ferraz Zanetti e Terra Durães dos Santos, da loja da Consolação, destacam o impacto positivo dessas políticas em suas vidas. “Meus líderes observam meu trabalho, não o meu gênero, e isso faz muita diferença”, afirma Ramona. Já Terra ressalta o acolhimento no ambiente profissional: “Aqui as pessoas têm empatia e se dedicam a querer aprender sobre a melhor forma de nos apoiar. Na loja, a maioria do time faz parte do público LGBTQIAPN+ e isso me dá ainda mais tranquilidade para eu ser como sou”.
Programa do Assaí Atacadista capacita colaboradora trans para cargo de liderança
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














