GAY BLOG BR by SCRUFF

Inspirado na peça de teatro iídiche “Um Sonho de Goldfadn”, de Jacob Rotbaum, o espetáculo-instalação “Leste” transita entre teatro, cinema e música. A nova produção da Casa do Povo, que conta com Martha Kiss Perrone na adaptação, direção e dramaturgia, estreia nesta quinta-feira (11), às 20h, no próprio centro cultural do Bom Retiro. A peça traz à cena o processo de criação de um espetáculo em uma experiência de teatro expandido com recursos cinematográficos.

“Leste” também é marcado pela estreia da cantora Assucena Assucena como atriz. “Como intérprete, natural do palco, a interpretação sempre me foi um lugar de desafio, pela busca da qualidade da personagem que cada canção exige de mim. Apesar de entender a diferença entre a interpretação musical para uma atuação dramática, há uma intersecção entre elas. Como por ofício e por formação ainda não sou uma atriz, eu me apeguei na intersecção desses dois gêneros distintos para poder entregar minha participação”, disse Assucena, que é integrante da comunidade judaíca.

(Foto: Reprodução/Instagram)

“Ainda bem que tive o amparo caloroso do elenco e de Martha Kiss Perrone, nossa diretora querida. Essa estreia está recheada de ressignificados. A diversidade cromática e cultural do elenco e do objetivo do projeto diz muito sobre seu papel artístico e político e põe em cheque a visão caricata e discriminatória do que é ser judeu. Afinal o que é ser judeu?”, pontuou a artista.

O espetáculo-instalação conta a história de um teatro em risco, quando o diretor de um velho teatro em Varsóvia resolve tirar de seu repertório todas as peças iídiche depois que o ator principal é preso pela polícia. Num delírio fantasmagórico, o contrarregra convoca os próprios personagens e paisagens vindos do Leste Europeu das peças de Goldfadn, pai do teatro iídiche, para salvar o teatro, como artesãos, mascates, partisans, bruxas, mulheres em fuga e florestas.

“Estamos falando de uma língua que atravessou territórios, do ato de contar histórias e a luta do teatro para que essas histórias não sejam perdidas. Acredito que um dos temas principais do espetáculo é a ruína, a linguagem, o teatro em risco e conexões que isso traz no nosso tempo”, explica a diretora sobre “Leste”.

Assucena Assucena em “Leste” (Foto: Reprodução)

Idealizada por Benjamin Seroussi e Hugueta Sendacz, “Leste” tem elenco formado por Amanda Lyra, André Lu, Assucena Assucena, Heitor Goldflus, Rodrigo Bolzan e Vitória Faria e começou a ser gestado como peça de teatro. A ideia inicial era ter uma montagem com atores e músicos e um filme realizado ao vivo que acontecesse em vários espaços da Casa do Povo, levando o público a percorrê-los. Com o endurecimento da pandemia, o espetáculo migrou para o cinema, mas manteve o conceito original de instalação imersiva. 

“A obra é um híbrido de teatro e cinema, pois por mais que seja um filme ele foi ensaiado e filmado em um Teatro. As duas telas provocam o público dentro do filme, dentro do sonho desse guardião do teatro. Ficção e realidade se misturam em uma linguagem onírica, e ao mesmo tempo festiva”, enfatiza Martha Kiss Perrone.

Cena de “Leste” (Foto: Reprodução)

Serviço

LESTE – De 11 de novembro a 05 de dezembro, quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h, na Casa do Povo.

Ingressos gratuitos em sympla.com.br/leste__1388892
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Capacidade: 50 pessoas por sessão.

CASA DO POVO – Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro – São Paulo | (11) 3227-4015 | casadopovo.org.br.

“Leste” (Foto: Reprodução)

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)