GAY BLOG BR by SCRUFF

Para celebrar o mês do Orgulho LGBTQIA+ e pautar a comunidade no esporte, o Canal OFF exibe, durante o mês de junho, a série “Todas as Cores do Brasil“. Com exibições todas às terças, a partir do dia 7, às 21h, a programação apresenta as vivências de diferentes grupos de atletas (amadores e profissionais), de idades, gêneros e raças diversas, para falarem sobre autoafirmação e o esporte como ferramenta para a inclusão.

Em depoimentos, os atletas comentam sobre as suas identidades e como fazem para vencer a LGBTfobia e o preconceito dentro do esporte. Através do encontro de grupos, que praticam atividades como corrida, skate e surfe, o programa também mostra como eles se fortalecem individualmente, a partir de suas trocas de experiências.

(Foto: Divulgação/ OFF)

No primeiro episódio, o público poderá acompanhar um grupo de remadores de canoa havaiana que se reúne na Urca (RJ), para uma manhã de prática do esporte. “Na infância, minha relação com o esporte foi de treinar minha masculinidade. Fazia futebol, karatê, jiu-jitsu, judô e capoeira. Minha mãe falava que era para aprender a enfrentar o mundo e a me defender […]. Isso me fez entender o esporte como um lugar de competitividade, um lugar masculino […]. Hoje sei que não é isso. O esporte é um espaço de coletividade“, conta Vida, atleta amador de remo.

 No mesmo episódio é apresentada a médica oncologista Lygia Câmara, que aos 85 anos rema todas as manhãs. “Comecei a remar com 70 anos. Morava em Maricá e tinha uma lagoa. Sou nordestina. Adoro água. Eu comprei um kayak e meti a remar! Depois que eu vim para o Rio, me convidaram para canoa havaiana. Estava com 71 anos, agora vou fazer 85″, conta. “Minha alegria é remar com essa juventude sadia e alegre. É demais!“, finaliza ela.

Além de Vida e Lygia, a série também apresenta o grupo Corre Teresa, de Santa Teresa (RJ), que abraça a diversidade entre seus integrantes. “Em Recife, participo de vários grupos de pessoas que gostam de praticar esportes, mas que acabam sendo excluídos por serem gays ou negros. E este grupo acolhe os atletas LGTBQIA+. Me sinto super abraçado por este projeto“, comenta Deivison de Lima sobre o projeto.

Serviço

Todas as Cores do Brasil
Onde: Canal OFF;
Estreia: Terça-feira, 7 de junho, às 21h.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)