Este artigo também está disponível em:
English
Español
“No Brasil, onde uma pessoa trans é assassinada a cada três dias, Marilene procura sua filha, Roberta, uma mulher trans desaparecida. Sem tempo, ela descobre uma esperança para o futuro”. Essa é a descrição feita pelo site oficial do Sundance Film Festival para “Inabitável” (Unliveable), produção da Gatopardo Filmes, o único curta-metragem brasileiro selecionado nesta edição 2021. O filme estará disponível na plataforma do festival até a próxima quarta-feira (03).
Confira o teaser:
O filme conta com a presença de Luciana Souza, atriz que participou do recente sucesso nacional “Bacurau”. “Inabitável” alcançou grande impacto nos 18 festivais em que foi exibido, desde a sua estreia em agosto de 2020. O filme já levou mais de 12 prêmios, incluindo o de melhor atriz para Luciana em Gramado e no Festival Mix Brasil. A atriz fala sobre o filme, as premiações e o alcance dos trabalhos dentro do contexto cultural nacional.
“Foi uma surpresa ganhar esses prêmios, especialmente num momento tão delicado como o que estamos vivendo. Esse é um trabalho de denúncia e que dialoga muito com questões do momento. Acho que a repercussão que ele vem alcançando tem a ver com o momento atual de expor as feridas sociais. Essa sensação de não fazer parte de um lugar é algo que eu vejo em muitas pessoas. Isso faz com que a gente tenha medo até de clamar pelos nossos direitos, é um sentimento como se a gente não tivesse direito. Eu já me vi assim. Há uma grande quantidade de mulheres que sofrem com o desaparecimento de entes queridos. Isso está ligado a uma série de questões de gênero, raça e classe social. Então, procurei observar os grupos que discutem e fazem a sociedade olhar para o problema”, afirma a atriz.
Segundo nota do site oficial do Sundance, o filme estará disponível durante todo em todo o Festival com compra de passe: “O dia e a hora listados indicam quando a janela de visualização começa. Nota: Todas as exibições só podem ser vistas uma vez. Depois de iniciar sua triagem, você terá quatro horas para terminá-la. Para curtas-metragens, clicar no botão “Assistir ao programa de curtas” inicia sua exibição única e a janela de quatro horas para todos os curtas dentro do programa. Você pode pausar o filme e retroceder / avançar para outros curtas, mas deve retomar a exibição antes que a janela de quatro horas se feche”.
SERVIÇO
“Inabitável” (Unliveable) – 2020
Até 03/02/2021
No “Program 2” de curtas do SUNDANCE FILM FESTIVAL 2021
Valores: US$ 15 (sessão única) e US$ 35 (free pass)
Mais infos: tickets.festival.sundance.org
Classificação: 12 anos
DIREÇÃO: Matheus Farias, Enock Carvalho
PAÍS: Brasil (Recife-PE)
ANO: 2020
DURAÇÃO: 20′
Elenco: Luciana Souza, Sophia William, Erlene Melo, Eduarda Lemos
Roteiro: Matheus Farias, Enock Carvalho
Fotografia: Gustavo Pessoa
Montagem: Matheus Farias
Som: Lucas Caminha, Nicolau Domingues
Produção: Matheus Farias, Enock Carvalho
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.















[…] Inabitáveis – Anderson Bardot […]