GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: Español

“No Brasil, onde uma pessoa trans é assassinada a cada três dias, Marilene procura sua filha, Roberta, uma mulher trans desaparecida. Sem tempo, ela descobre uma esperança para o futuro”. Essa é a descrição feita pelo site oficial do Sundance Film Festival para “Inabitável” (Unliveable), produção da Gatopardo Filmes, o único curta-metragem brasileiro selecionado nesta edição 2021. O filme estará disponível na plataforma do festival até a próxima quarta-feira (03).

Confira o teaser:

O filme conta com a presença de Luciana Souza, atriz que participou do recente sucesso nacional “Bacurau”. “Inabitável” alcançou grande impacto nos 18 festivais em que foi exibido, desde a sua estreia em agosto de 2020. O filme já levou mais de 12 prêmios, incluindo o de melhor atriz para Luciana em Gramado e no Festival Mix Brasil. A atriz fala sobre o filme, as premiações e o alcance dos trabalhos dentro do contexto cultural nacional.

“Foi uma surpresa ganhar esses prêmios, especialmente num momento tão delicado como o que estamos vivendo. Esse é um trabalho de denúncia e que dialoga muito com questões do momento. Acho que a repercussão que ele vem alcançando tem a ver com o momento atual de expor as feridas sociais. Essa sensação de não fazer parte de um lugar é algo que eu vejo em muitas pessoas. Isso faz com que a gente tenha medo até de clamar pelos nossos direitos, é um sentimento como se a gente não tivesse direito. Eu já me vi assim. Há uma grande quantidade de mulheres que sofrem com o desaparecimento de entes queridos. Isso está ligado a uma série de questões de gênero, raça e classe social. Então, procurei observar os grupos que discutem e fazem a sociedade olhar para o problema”, afirma a atriz.

Segundo nota do site oficial do Sundance, o filme estará disponível durante todo em todo o Festival com compra de passe: “O dia e a hora listados indicam quando a janela de visualização começa. Nota: Todas as exibições só podem ser vistas uma vez. Depois de iniciar sua triagem, você terá quatro horas para terminá-la. Para curtas-metragens, clicar no botão “Assistir ao programa de curtas” inicia sua exibição única e a janela de quatro horas para todos os curtas dentro do programa. Você pode pausar o filme e retroceder / avançar para outros curtas, mas deve retomar a exibição antes que a janela de quatro horas se feche”.

SERVIÇO

“Inabitável” (Unliveable) – 2020
Até 03/02/2021
No “Program 2” de curtas do SUNDANCE FILM FESTIVAL 2021
Valores: US$ 15 (sessão única) e US$ 35 (free pass)
Mais infos: tickets.festival.sundance.org

Classificação: 12 anos
DIREÇÃO: Matheus Farias, Enock Carvalho
PAÍS: Brasil (Recife-PE)
ANO: 2020
DURAÇÃO: 20′

Elenco: Luciana Souza, Sophia William, Erlene Melo, Eduarda Lemos
Roteiro: Matheus Farias, Enock Carvalho
Fotografia: Gustavo Pessoa
Montagem: Matheus Farias
Som: Lucas Caminha, Nicolau Domingues
Produção: Matheus Farias, Enock Carvalho

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Catarinense, 25 anos e professor de Literatura e Língua Inglesa. Homem gay, apaixonado por música e que respira futebol e cultura latino-americana.