Uber está levando o projeto Cine na Praça de volta ao seu palco de origem, a Praça Victor Civita, em São Paulo. Com uma programação especial com temática focada no orgulho LGBTQIA+, a programação vai acontecer entre 6 e 27 de junho, sempre às quintas e a partir das 19h.

GAY BLOG BR by SCRUFF

A programação do mês, chamada ‘Orgulho em Todas as Cores’, contará com a exibição de títulos como ‘Bohemian Raphsody’, ‘XXY’, ‘A Garota Dinamarquesa’ e ‘Desobediência’. Gratuito, o evento quer promover a reflexão sobre os temas por meio de uma linguagem acessível e universal, o cinema.

No dia 21/6, dois dias antes da Parada LGBT+ de São Paulo, o evento promoverá sessão especial com projeção do filme ‘Paraíso Perdido’ seguido pelo show do músico Jaloo, que é um dos protagonistas do longa-metragem. Antes do início da sessão, haverá também uma roda de conversa liderada pela professora Sheila Farias Costa.

A PROGRAMAÇÃO

6 de Junho – A abertura do ciclo trará uma das produções que marcou o cinema mundial recentemente. Indicado ao prêmio de Melhor Filme e vencedor nas categorias ‘Melhor Ator’ (Rami Malek), ‘Melhor Edição’, “Melhor Edição de Som” e “Melhor Mixagem de Som” no Oscar 2019, “Bohemian Rhapsody” conta a história da lendária banda inglesa ‘Queen’, desde sua criação até o show Live Aid, em 1985. Centrado em dilemas da banda com a fama e, em boa parte, nos dramas da vida de Freddie Mercury – principalmente no que diz respeito à sua orientação sexual – o longa foi recebido por especialistas e pela opinião pública de forma controversa, num misto de aclamação e críticas. É fato que o filme marcou época e, à sua forma, traz à tona questões do universo LGBTQIA+.

13 de Junho – Será exibido o filme ‘XXY’, um drama dirigido por Lucía Puenzo sobre a história de Alex, um adolescente interssexual (com características de ambos os sexos). Sua família, em fuga da cultura social vigente e da medicina tradicional, resolve viver isolada numa área de dunas. Entretanto, numa visita de amigos que levam consigo o filho adolescente, grandes conflitos voltam a assolar Alex. O filme conta com atuações de Inés Efron, Martín Piroyansky e Ricardo Darín, entre outros.

20 de Junho – “A Garota Dinamarquesa”. Retrato pseudo-biográfico do drama de Einar Wegener, um pintor dinamarquês que não se vê dentro de suas configurações corporais de nascença, o filme dirigido por Tom Hooper mostra a vida dele com a esposa, Gerda Wegener, que acaba por apoiá-lo na busca por uma das primeiras cirurgias de mudança de sexo da história. As nuances do retrato feito sobre o antes e o depois da cirurgia de Einar e o impacto dela perante os demais personagens destacam-se na película.

21 de Junho | Sexta | Programação especial – um programa especial foi preparado para o público: além da projeção de praxe, que nessa oportunidade trará ‘Paraíso Perdido’ – filme de Monique Gardenberg que mostra a realidade cheia de homofobia, violência doméstica e racismo por trás de um clube noturno homônimo -, será realizado um bate-papo anterior à exibição, a partir das 18h, com a professora Sheila Farias Costa, referência em situação de gênero e diversidade e coordenadora da Revista Alternativa L. Após a sessão cinematográfica será realizado show do músico, ator e produtor Jaloo, que também estrela o filme da noite no papel de Ímã.

27 de Junho – O fechamento do ciclo ‘Orgulho’ terá a exibição de ‘Desobediência’, produção que mostra a ida de Ronit ao seu país de origem após a morte do pai, um respeitado rabino local.  A questão crucial deste retorno, entretanto, é apresentada posteriormente ao espectador, que é introduzido ao passado da personagem principal, que esteve envolvida em caso de paixão homossexual com Esti. Tal envolvimento, mal visto pela comunidade, culminou na ida de Ronit ao exterior e no casamento forçado de Esti com um homem. O reencontro traz à tona uma atmosfera de infelicidade em contraste com a esperança de um novo amanhã para as amantes.

SERVIÇO:

“CINE NA PRAÇA
Gratuito:
6, 13, 20, e 27 de junho (às quintas-feiras) às 19h
Sessão especial 21 de junho (sexta) às 18h
Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580, Pinheiros – São Paulo, SP
Ingresso: Gratuito – não é necessário retirar convites
Classificação: 14 anos

Belas Artes faz programação com filmes nacionais premiados com temática LGBT+

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

2 COMENTÁRIOS