GAY BLOG BR by SCRUFF

Os anos de vivência em sala de aula renderam à pedagoga Zenilda Vilarins Cardozo uma percepção aguçada sobre situações de preconceito de gênero e sexualidade entre crianças e jovens. O que ela não imaginava era que o próprio sobrinho poderia viver algo semelhante. Guilherme sofreu intensos ataques homofóbicos na escola, mas com o apoio da mãe e da tia, ele conseguiu passar por uma das fases mais difíceis de sua vida.

Zenilda Vilarins Cardozo (Foto: Divulgação)

A experiência do sobrinho e outros jovens que sofrem por não serem aceitos socialmente inspiraram a criação de “Meu menino colorido“, terceiro livro publicado por Zenilda. Agora a autora espera que a materialização da história de Guilherme, hoje adulto, possa ajudar outras crianças e jovens que passam pela mesma situação.

No enredo, voltado principalmente ao público pré-adolescente, Zenilda destaca os conflitos internos de um garoto ao se descobrir diferente de outros moradores do Planeta das Caixinhas. Feito de diversas cores, o protagonista sente não pertencer àquele lugar – que separa pessoas em caixas de cores únicas. O preconceito  o leva a pensar em desistir de tudo, mas antes disso ele é salvo pelo amor da mãe.

Inspirada na literatura de cordel, Zenilda escreveu o livro em rimas que conferem ritmo à leitura. Já as páginas com cores vivas remetem à bandeira LGBTQIAP+ e trazem fotos do Menino Colorido em diversas situações: parado em frente ao espelho, no meio de um campo de girassóis e até dentro de um abraço aconchegante. Um boneco de pano foi confeccionado à mão especialmente para compor as fotos da obra.

Para a autora, a estrutura escolar deve acolher os adolescentes com mais debates sobre diversidade e a intensificação do combate ao preconceito. Por isso, ela faz da literatura um meio de promover reflexões sobre o olhar destinado a estes jovens, assim como ressalta a importância do apoio dentro dos lares e nas escolas.

Capa do livro (Foto: Divulgação)

FICHA TÉCNICA:
Título: Meu menino colorido
Autora: Zenilda Vilarins Cardozo
Editora: LC Editorial
ISBN/ASIN: 978-65-5872-397-4
Formato: 23 x 23 cm
Páginas: 24
Preço: R$ 40,00
Onde encontrar: Diretamente com a autora aqui.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"