‘Torn’, hit de Natalie Imbruglia, ganha cover de James TW

Considerado o sucessor de Chet Faker, o cantor inglês James TW, de apenas 19, soltou hoje uma versão acústica de ‘Torn‘, hit dos anos 90s


ATUALIZAÇÃO

A versão de estúdio da música está na trilha sonora da novela “Pega Pega“, da Rede Globo:


“Torn” é uma canção composta por Anne Preven com Scott Cutler e Phil Thornalley, ex-baixista da banda The Cure, lançada em meados dos anos 90.

A canção foi gravada originalmente em 1995, no álbum de estreia da banda norte-americana Ednaswap, da qual Anne Preven era vocalista. Em 1996, ela foi regravada pela cantora norueguesa Trine Rein, em seu álbum Beneath My Skin. Mas foi em 1997, na voz da cantora australiana Natalie Imbruglia, que a música ficou conhecida mundialmente, sendo lançada como o primeiro single de seu álbum de estreia Left of the Middle.

Após encerrar sua participação de dois anos no seriado australiano Neighbours, a atriz Natalie Imbruglia decidiu mudar-se para Londres, em 1995. Após fazer contatos no mundo da música e conhecer Phil Thornalley, ela gravou uma demo da canção “Torn”, e logo depois conseguiu um contrato com o selo musical RCA, para lançar o seu primeiro álbum.

Videoclipe
O videoclipe da canção foi dirigido pelo diretor Alison Maclean e foi gravado em Londres. Nele, Natalie aparece em um apartamento vazio cantando a canção, e também com o ator Jeremy Sheffield numa conversa romântica. Na metade do clipe, as paredes do apartamento começam a cair, revelando que a locação faz parte de um set de filmagens. Ao final do vídeo, Natalie começa a dançar, enquanto todo o cenário é desmontado pela equipe de produção.

O clipe foi tido como o segundo melhor clipe de todos os tempos pela MTV da Itália.

O single atingiu o topo em diversas paradas de sucesso, liderando as listas na Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca e Suécia, enquanto que no Reino Unido, o single ocupou a posição #2 de vendas.

Nos Estados Unidos, a canção foi impossibilitada de subir nas paradas, já que foi lançada apenas nas rádios, ocupando assim a posição #42 do Hot 100 da Billboard. Nas outras tabelas americanas, a canção alcançou maior sucesso, liderando a “Top 40 Mainstream” e “Hot Adult Top 40 Tracks”.

Crítica
Greg Prato do Allmusic disse que a canção “é a melhor do álbum, com uma deliciosa sensação acústica”. Rob Sheffield da Rolling Stone disse que a canção “é como o céu: uma doce canção europop sobre coração partido, com o triste vocal de Imbruglia alcançando o esplendor de uma garota solitária”.

Prêmios
Graças ao sucesso de “Torn”, Natalie Imbruglia foi nomeada em 1999 ao Grammy Awards na categoria “Melhor Performance Vocal Pop Feminina”.

A cantora também concorreu a três prêmios VMA da MTV americana em 1998, ganhando na categoria “Melhor Novo Artista”. Natalie também ganhou o prêmio de “Melhor Canção” no MTV Europe Music Awards do mesmo ano.

Na premiação australiana ARIA Music Awards, a cantora ganhou 6 prêmios, incluindo os troféus de “Melhor Single Australiano”, “Melhor Single de Estreia Australiano” e “Melhor Single Australiano Mais Vendido”.

No Billboard Music Awards, a canção conseguiu o prêmio de “Adult Top 40 Track of the Year”, também em 1998