GAY BLOG BR by SCRUFF

A TV Globo decidiu que em maio de 2022 estreia a novela “Cara e Coragem”, que será exibida na faixa das 19 horas. Escrita por Claudia Souto, a autora utilizará a linguagem neutra em algumas cenas da trama.

Ainda não se sabe em quais momentos irão aparecer esses diálogos, mas a roteirista antecipa que serão introduzidos por “personagens que representam a fatia da sociedade que já se comunica assim, naturalmente”.

Claudia Souto é autora de “Cara e Coragem” (Foto: Reprodução)

A nova novela mostrará a história de um casal interpretado pelos atores Marcelo Serrado e Paola Oliveira. Ele vai trabalhar em casa e cuidar dos filhos, enquanto a esposa ganhará a vida como dublê de cenas de aventura.

“As novelas são crônicas de sua época”
, disse Claudia, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada na última semana. “Ao abordar temas referentes à comunidade LGBTQIA+, é natural que o gênero neutro seja incorporado pelos personagens”, complementa.

Os pronomes neutros como “ile”, “dile, “elu” e “delu”, com sonoridade bem diferentes das formas tradicionais, não devem passar despercebidos pelos telespectadores, mas Claudia não acredita que isso seja um problema. “O público de novelas é apresentado todos os dias a novas gírias, sotaques e palavras. Não é diferente o gênero neutro. logo se darão conta de que é uma nova forma de expressão. Acho relevante que seja mostrada em uma obra de tanto alcance”, disse.

Claudia já utilizou linguagem neutra em outra novela

Claudia Souto já utilizou a linguagem neutra em “Pega Pega”, de 2017, também escrita por ela. Reexibida pela Globo atualmente, a personagem de Elizabeth Savalla utiliza o termo “amigues” na novela. “Olha aqui, vocês são amigues dele?”, pergunta a atriz  a um grupo de drag queens que convivem com o personagem de Marcos Caruso .

No momento da fala, a personagem Arlete, interpretada por Elisabeth, hesita antes de fazer a pergunta, em tom de estranhamento, a fim de pontuar que ela não sabe se está utilizando o termo correto. Arlete é uma mulher cisgênero heterosseuxal, e a linguagem neutra não fazia parte do dia a dia da personagem.

Personagem de Marcos Caruso se apaixona por Drag Queen na novela Pega Pega (2017) (Foto: Reprodução)

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (RS).

1 COMENTÁRIO