GAY BLOG BR by SCRUFF

Na última semana, a São Clemente anunciou o seu samba-enredo para o Carnaval do Rio 2022. A escola de samba carioca está homenageando o ator Paulo Gustavo, que morreu em maio deste ano, aos 42 anos, vítima de covid-19. A letra do samba Minha Vida é Uma Peça” traz as obras de sucesso do humorista e também cita a relação de Paulo com Thales Bretas, e os dois filhos do casal, Romeu e Gael. As informações são do site Terra.

A canção tem autoria de 13 compositores – entre eles, Cláudio Filé e Arlindinho, filho de Arlindo Cruz. A composição exalta o amor entre pessoas do mesmo sexo, e faz referência à união do comediante com o médico Thales Bretas, com quem se relacionou por sete anos e teve dois filhos.

O casal e seus dois filhos (Foto: Reprodução)

“Dona Hermínia mandou avisar que pode / Brincar na avenida e dizer no pé / Mulher com mulher tudo bem / Homem com homem também / O negócio é amar alguém’”, diz um trecho, citando a personagem mais famosa do humorista.

Paulo Gustavo foi uma voz importante contra a homofobia e em defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 1999, antes da fama, ele foi capa da revista gay “Sui Generis” ao lado do seu então namorado – na foto, o casal estava dando um beijo.

Nacionalmente conhecido, Paulo usou da televisão para combater o preconceito. Na TV, criou a personagem “Bicha Bichérrima”, uma crítica à heteronormatividade tóxica. Em março de 2019, Paulo Gustavo chorou ao falar de sua sexualidade em uma conversa com Ana Maria Braga no “Mais Você”.

“Esse assunto de eu ser gay e passar por tudo isso… Tenho uma mãe, uma família maravilhosa que me aceita. Sei que não é a realidade de todo mundo, mas acho que através do meu trabalho tento transformar as pessoas”, disse o humorista.

Thales Bretas e Paulo Gustavo (Foto: Reprodução)

Nas eleições de 2018, Paulo se posicionou contra o candidato Jair Bolsonaro. “É homofóbico, aí não tem como votar em quem não gosta de ‘viado’. Acho um retrocesso votar nesse homem”, afirmou em vídeo publicado nas redes sociais.

Caso os números da pandemia permitam a execução, os desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio ocorrerão nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2022. Pelo cronograma já estabelecido, a São Clemente será a quarta agremiação a entrar na Sapucaí, à 0h30 de domingo.

Em 2020, último desfile de carnaval antes da pandemia, a São Clemente ficou em 10º lugar com o enredo “Conto do Vigário”, no qual o humorista Marcelo Adnet interpretou uma versão satírica do presidente Bolsonaro.

 

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (RS).