GAY BLOG BR by SCRUFF

Cassandra Rios, pseudônimo de Odette Pérez Ríos, completaria 90 anos nesse mês de outubro. Para homenagear sua vida e obra, o Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promove a “Semana Cassandra Rios“, com uma série de eventos para relembrar e apresentar a escritora ao público, a partir deste sábado (08).

Cassandra Rios (Foto: Reprodução)

Escritora brasileira, Cassandra escrevia ficção, mistério e principalmente sobre homossexualidade feminina e erotismo. Foi a primeira escritora a tratar do tema, quebrando um grande tabu nacional e, durante o período da ditadura militar, teve muitos de seus trabalhos censurados.

Neste sábado (08), às 10h, ocorre o “Rolês e Territorialidades LGBTQIA+ no Centro de São Paulo – Especial Cassandra Rios“, atividade que explora lugares pelos quais Cassandra passou – as inscrições podem ser feitas online no site. Já no domingo (09), às 14h, o “Sarau e Encontro de Autoras” marcará lançamento do livro “Inesquecível“, de Débora Mestre, além de realizar a leitura de trechos de obras de Cassandra.

Cassandra Rios (Foto: Reprodução)

No dia 15 de outubro, às 14h, acontece a “Mesa Cassandra Rios“, que abordará os 90 anos do nascimento da escritora e sua trajetória de Cassandra Rios. Antes, no dia 14 de outubro, às 10h, ocorre a abertura da exposição virtual “De menina da pastinha a uma das maiores escritoras do Brasil: Cassandra Rio faz 90 anos“, do Museu Bajubá, com o apoio do MDS. 

O Museu ainda apoia outro evento, realizado pelo grupo Arquivo Lésbico Brasileiro, no dia 11 de outubro, às 18h. O debate “90 anos de Cassandra Rios“, na Livraria Tapera, contará com a presenta de Hannah Korich, co-roterista do documentário “Cassandra Rios – A safo de perdizes” (2013) e Bárbara Esmenia, atriz, poeta, arte-educadora, LGBTQIA+ e escritora.

Cassandra Rios (Foto: Reprodução)

Serviço

Museu da Diversidade Sexual
Endereço: Rua do Arouche, 24 – Estação República do Metrô (Piso Mezanino)
Funcionamento: de terça à sexta-feira, das 10h às 18h.

Arquivo Lésbico Brasileiro
“Encontro 90 anos de Cassandra Rios”
Endereço: Livraria Tapera Taperá. Av. São Luís, 187 – Centro. Loja 29, 2º andar. São Paulo.

Museu Bajubá
“Exposição “De menina da pastinha a uma das maiores escritoras do Brasil: Cassandra Rio faz 90 anos”. Disponível
aqui




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)