GAY BLOG BR by SCRUFF

Maquiagem, bambolês, humor, envelhecimento e performances. Esses são alguns dos principais temas que serão abordados e apresentados no BRILHE – II Festival Internacional de Circo Drag, que ocorre de 6 a 12 de novembro, totalmente gratuito e online.

Desconfiguradas – Cia Divalhaças (Foto: Luis Gustavo Brusque)

A programação traz shows de variedades com performances de artistas, oficinas (Iniciação ao Bambolê, A Arte Drag e Circence na Vida Acadêmica: Introdução ao Currículo Lattes; Elementos do Humor para Performance Drag; Explorando a Make Drag), mesas de debate (Drag Queen e Velhice: bichando a gerontologia heterocentrada e Fronteiras da arte drag), além de um fórum de articulação profissional.

Entre os convidados estão Filipa Luz, Priscila Queer, Don Valentim, Isis Maria, Suzaninha Olívia, Oli, Maria Helena Castanho, Jaqueline Ramirez, Beatriz Paglarini. O projeto foi contemplado no Proac 30/2021 – Cidadania e Cultura LGBTQIA+.

Lyra de Lirio (Foto: Divulgação)

O festival tem como propósito juntar, dar visibilidade e fortalecer artistas que circulam entre essas duas artes: a arte drag e a arte circense. Idealizado por Be Zilberman (Lyra D. Lírio) e Dani Barros (Allan King), ambas pessoas não binárias, uma das preocupações é garantir que o festival seja diverso e inclusivo.

O BRILHE também busca unir artistas, para que possa ocorrer troca de conhecimento, divulgação dos trabalhos e formação de uma rede de artistas. O formato online permite a participação de pessoas independente de seu local de origem, o que facilita os encontros entre pessoas com o mesmo interesse, que muitas vezes encontram-se isoladas em suas cidades, estados ou países, favorecendo a formação e uma comunidade drag circense brasileira e, possivelmente, latino-americana e mundial.

Pimpinela20 – Cia Circunstância (Foto: Lina Mintz)

Serviço

Transmissão Online no Zoom e YouTube.
Exibição: 6 a 12/11.
Classificação: A partir de 18 anos.
Acesso: Gratuito.
Link de inscrição: aqui
Programação e horários em: brilhecircodrag.com




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)