GAY BLOG BR by SCRUFF

Aos 15 anos, quando fazia o Ensino Médio na rede pública em Pirituba (SP), em 2006, o paulistano Aaron Tura (29) criou o site TV Foco para compartilhar informações sobre entretenimento, famosos e bastidores da televisão. Atualmente, o projeto de Tura recebe cerca de 20 milhões de leitores mensais, segundo a companhia londrina de métricas SimilarWeb.

A popularidade do seu conteúdo na web lhe rendeu, em 2014, a oportunidade de ser colunista no programa “A Tarde é Sua” (Rede TV), apresentado por Sonia Abrão, onde permaneceu por quatro anos. Em fevereiro de 2018, recebeu uma proposta da TV Band para atuar no programa “Melhor da Tarde”, do qual foi desligado após repercussão negativa de algumas notícias publicadas pelo site TV Foco (uma matéria envolvendo uma atriz da Rede Globo e a acusação de publicar uma fake news sobre o pós-morte do apresentador Gugu Liberato).

Longe da televisão, Tura passou a produzir lives diárias no canal do Youtube da TV Foco, onde fala livremente sobre a vida das celebridades dentro e fora da TV.

Apresentador do programa Chupim (Rádio Metropolitana FM) desde 2021, Aaron Tura conversou com o Gay Blog BR sobre sua relação com colegas de trabalho, sua passagem pela TV e projetos futuros.

Aaron Tura
Aaron Tura – Divulgação

Aos 15, quando criou o site TV Foco, você imaginava que iria crescer tanto? Qual o contexto que fez você ter a ideia?

Na verdade, sempre amei televisão e tudo que envolve esse mundo. Eu era bastante vidrado e utilizei o espaço para trocar ideias e opiniões. Nunca fiz com objetivo de gerar cliques ou acessos, o único objetivo era poder colocar de forma concreta o que enxergava sobre a TV e afins naquele contexto de 2006.

Você trabalhou durante 3 anos no “A Tarde é Sua”, na Rede TV, foi uma boa escolha ter migrado para o “Melhor da Tarde”, na Band, em 2018?

Não me arrependo, mas me arrependo da forma como tudo aconteceu. Eu era bastante jovem e tinha pouca experiência nessas negociações. Sempre amei e admirei a Sonia Abrão, mas no “Melhor da Tarde” tinha um contrato fixo, diário e remunerado. Acredito que poucas pessoas deixariam a proposta passar. No entanto, poderia sim ter sido mais maduro na forma de sair do “A Tarde é Sua”, da Sonia, da qual tenho grande carinho, admiração e respeito.

Sua saída da Band envolveu duas notas polêmicas publicadas em seu site, onde você foi acusado de sensacionalismo no TV Foco. Você acha que foi um desligamento justo?

Acredito que eu tenha cometido falhas sim, mas acredito que o desligamento foi somatizado a uma onda de ódio de colegas da minha área, que não queriam um rapaz jovem em frente ao vídeo. Acredito que erros acontecem, mas eu vivia uma fase muito delicada da minha vida. É preciso dizer que, enquanto fui funcionário da Band, fui extremamente cordial e cuidadoso em minhas colocações. Acredito que houve uma mistura do meu trabalho na TV e no site.

Muitos colegas de profissão alegaram que o TV Foco era um site de click baits cujo único objetivo é ganhar dinheiro. Você concorda? Como você enxerga o jornalismo da TV Foco?

TV Foco tem mais de 16 anos, um dos mais antigos do meio. Passou por diversos momentos e fases. Em algum momento exagerou, se perdeu, entendeu e procurou corrigir a direção. Isso é normal. O importante é entender que errou e procurar melhorar, se desenvolver.

Você chegou a se deslumbrar com a fama/sucesso?

Jamais, quem me conhece de perto sabe que o fato de não ter me deslumbrando talvez tenha me prejudicado. Eu nunca procurei fama e nunca tirei proveito dela. Eu sempre tratei a TV e todos os meus trabalhos, exatamente como trabalho. Cheguei a ser cobrado por colegas para aparecer mais, me divulgar melhor, deixar o público me conhecer melhor.

No ápice da celeuma, você disse que iria mudar a abordagem do site em relação às notícias. Houve essa mudança? Como ele está hoje?

Está mais leve, direto, maduro, mas não perdeu o DNA.

Atualmente você está na web, rádio e Youtube. Sente saudades da TV?

Não sinto, nunca tive esse necessidade da TV. Todos os meus trabalhos são trabalhos e me dedico para que todos sejam bons. Atualmente estou no programa Chupim, na rádio Metropolitana (98.5 FM), todos os dias a partir das 18h. Entrei lá em fevereiro de 2021. Tem sido uma experiência prazerosa, pois o público que ouve o programa, sabe que é mais voltado para o humor, mais leve. Enfim, nunca imaginei que faria um programa de humor e em rádio. Lá levo notícias dos famosos, informações, tudo de forma leve e descontraída.

Sobre o YouTube, tem sido um projeto audacioso, montamos um estúdio muito bacana, e entramos diariamente às 14h com uma hora ao vivo de fofocas. O público está bastante fiel e o canal do TV Foco, no qual o programa é transmitido, já ultrapassou a marca de 255 mil inscritos. São mais de 2 mil pessoas simultâneas todos os dias acompanhando o programa no YouTube.

Aaron Tura - Divulgação
Aaron Tura – Divulgação

E sobre ser gay na televisão? Acha que já deixou de ter alguma oportunidade na TV ou sofreu algum tipo de constrangimento por sua orientação sexual?

Trato a questão com muita naturalidade, sempre foi algo muito natural para minha familia e para mim. Não é um tabu mesmo. Sobre perder oportunidades, olha, de verdade, acredito que não, mas trato a questão com tanta naturalidade, é algo tão meu e tranquilo, que certamente posso ter deixado de enxergar situações como essa.

Como é a sua relação com o Léo Dias? Existe uma amizade?

Tenho carinho, respeito e admiração por ele. Nos damos muito bem.

Qual a sua opinião acerca dos seus colegas de trabalho como Leão Lobo, Fefito e Erlan Bastos?

Todos eles tem seus talentos, gosto muito do Erlan Bastos, é meu amigo e admiro bastante o Leão Lobo. Ao Fefito, meu respeito também e a trajetória dele.

E quais são os seus projetos futuros?

Não gosto muito de pensar no futuro. Mas por hora é seguir trabalhando na rádio, redes sociais, YouTube e trocando ideias e informações com o público.

Por fim, você está com um site novo? O TV foco deixou de existir? Por que a mudança?

Em maio de 2021, lançamos o aaronturatv.ig.com.br, um site completamente novo em parceria com o portal IG. Trata-se de um projeto que também aborda o mundo dos famosos, ainda de forma mais leve, com foco principalmente nas novelas. TV Foco segue o caminho dele e esse novo projeto, o AaronturaTV, tem outra trajetória. O site tem se saído muito bem e atingido números jamais imaginados para os primeiros meses.

Aaron Tura - Divulgação
Aaron Tura – Divulgação

Join our community of 15+ million guys

Find guys looking for the same thing with SCRUFF Match. Volunteer to be a SCRUFF Venture Ambassador to help out guys visiting your home city. Search an up-to-date agenda of the top parties, prides, festivals and events. Upgrade your game with SCRUFF Pro and unlock 30+ advanced features. Download SCRUFF here.