This article is also available in: Español

GAY BLOG BR by SCRUFF

O projeto Grand Hotel Studio está em constante evolução, e Moreira admite que adora quando olha pra trás e percebe as mudanças que aconteceram ao longos dos anos, mas também nota que muita coisa ainda permanece no olhar.  “A fotografia espontânea é o que eu mais amo e tenho investido cada vez mais em aprimorar esse olhar e técnicas para captar esses momentos”.

Nesta entrevista ao GAY BLOG BR, André Moreira fala um pouco mais sobre Grand Hotel Studio – inclusive ele está montando uma produtora para produção de conteúdo digital. A título de curiosidade, todos os rapazes que posaram para lentes de Moreira são gays, exceto um.

Como surgiu o projeto Grand Hotel Studio?

O Grand Hotel Studio nasceu de uma “brincadeira safada”. Quando eu morava em Dublin, fotografava uns rapazes de forma despretensiosa em quartos de hotel. Quando voltei para o Brasil, resolvi levar o projeto que só existia no Tumblr para o Instagram e as coisas foram ficando mais sérias.

E como surgiu esse nome Grand Hotel Studio, que é um nome bastante sonoro e diferente?

Justamente por ser uma brincadeira que acontecia em quartos de hotel mundo afora, me veio esse nome, no início chamava de Hotel Nude, esse é para os heavy followers (risos).

casal
Foto André Moreira

E como foi essa experiência de viver na Irlanda e Inglaterra?

Eu estava insatisfeito profissionalmente, e a empresa onde trabalhava demitiu uma série de pessoas, então eu resolvi tomar isso como um impulso para mudanças. Foi muito importante para o meu amadurecimento, tanto pessoal como profissional. Conheci pessoas maravilhosas que fazem parte da minha vida até hoje.

Foto André Moreira

Além dos ensaios no Instagram, você também lançou revistas digitais durante a quarentena que você chamou de drops. Por que uma revista digital? E como era revista?

Eu, assim como um monte de gente, tinha muitos planos para 2020 que tiveram que ser adiados ou reformulados por conta da pandemia. Pretendia lançar uma nova revista impressa e começar a explorar mais outras interfaces como o vídeo. Porém, a produção se tornou inviável com o isolamento social necessário neste momento. Pensei em possibilidades para não deixar a peteca cair e fazer o projeto girar de alguma forma.

Uma das ideias foi realizar ensaios remotos, feitos via celular, que logo ficou bastante comum entre os fotógrafos, mas dei o toque que já é característico do Grand Hotel Studio e foi bem divertido dirigir os rapazes e fotografá-los remotamente. Tenho imagens lindas e super excitantes. Ainda vai virar um material impresso, porque merece! A outra ideia que tive foi pegar parte do enorme material de arquivo que já tenho e criar revistas com o ensaio mais completo de um único modelo, assim nasceram as #DROPS, que tiveram 11 edições de sucesso durante toda a quarentena. A escolha pelo formato digital foi um caminho natural em função da quarentena. Tive um retorno bem bacana dos seguidores e fiquei muito feliz de conseguir animar esse momento de alguma forma (risos)

No final do ano passado, você lançou uma revista impressa, que esgotou – aliás você tem feito isso há 3 anos. Ainda há espaço para publicações impressas quando tudo caminha para o virtual?

Lancei a Turn Off The Light em agosto de 2019, uma revista com o conteúdo mais hard, que abordava os fetiches dos próprios fotografados, foi um sucesso de vendas e, realmente, esgotou rapidamente. Eu acho que ainda tem público para o impresso, sim, se você faz uma coisa bacana, com qualidade, o público valoriza e quer ter aquele registro guardado de forma física, é uma forma diferente de se relacionar com o objeto, por isso acho que sempre irá existir.

Por que você prefere fotografar profissionais que não são necessariamente modelos?

Foi algo que aconteceu naturalmente e eu curti o resultado, tentei depois fazer algumas vezes com modelos profissionais e achei que o resultado não foi tão legal, não para este projeto. A naturalidade, o clima de algo espontâneo e as experimentações que curto para esses ensaios, acho que acontece melhor quando a pessoa não tem muita experiência na frente da câmera, não tem vícios de pose e ângulos. Claro que os modelos profissionais rendem fotos maravilhosas, mas não é sobre isso que estou falando, entende?

na cama nu
Foto André Moreira

E como funciona essa abordagem com eles? 

A maior parte acontece pelo próprio Instagram, existem as duas coisas: alguns me procuram e faço convites também. Normalmente sempre depois de um conversa em que ambos os lados se sentem à vontade

Diante de tantos ensaios realizados, considera algum o seu preferido? 

Eu não consigo dizer um específico. Olho pra trás e consigo ver uma evolução, a construção de uma linguagem e fico bastante feliz. Adoro quando dizem que conseguem identificar uma foto minha sem saber ter visto os créditos antes.

na cama
Foto André Moreira

Em breve você vai lançar um calendário. Fale um pouco de como será esse projeto.

Desde 2018 eu venho lançando um calendário de fotos para alegrar o ano de quem curte a nudez masculina. A ideia foi inspirada naqueles famosos calendários de borracharia, que eu sempre achei um formato legal e quis fazer com homens.

Já tem a data de lançamento? Nu artístico ou sensual?

O calendário já está disponível  e a entrega é realizada em dezembro, assim as pessoas conseguem já iniciar 2021 com ele pendurado e também muitos compram como uma lembrança de fim de ano para os amigos.

revista
Foto André Moreira

O calendário será temático? 

É sempre um apanhado de fotos inéditas de ensaios realizados naquele ano. O legal é que faço quase uma retrospectiva na minha cabeça. A escolha das imagens é pensada em relação a cada mês, relacionando a temperatura/cor e tom de cada foto com o mês proposto. Sempre são 12 rapazes (um para cada mês), em 13 páginas, num papel bacana para você pendurar na parede e alegrar seu ano (risos).

capa
Foto André Moreira

O calendário pode ser comprado de forma rápida e segura pelo link: https://pag.ae/7WyvrN9wa

O fotógrafo André Moreira

Acompanhe Grand Hotel Studio nas redes sociais:

instagram @grandhotel_studio

twitter @grandhote_pics

instagram pessoal @moreiraandre

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.