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Nesta semana, a Amstel, cerveja oficial da Conmebol Libertadores, estreia “Mesa Redonda” reunindo pessoas apaixonadas por futebol para, através de suas histórias, discutir a diversidade e inclusão no esporte. Conectada com a iniciativa “Chute Certeiro”, o papo está disponível nas redes sociais do 90min e nos canais da marca. 

Apresentado por Carter Batista, embaixador da Amstel há quatro anos, a ação contou com a participação dos Capitães da Conquista da América Amstel do 90min, Bianca Goes, Marcinho Black e Belle Suárez. Josué Machado, presidente da Ligay, e Nayara Perone do JogaMiga, ambos integrantes de projetos apoiados pela Amstel, também marcam presença.

O principal objetivo da conversa foi discutir sobre os preconceitos e estereótipos que existem em torno do esporte mais famoso do Brasil. A mesa redonda é um desdobramento da iniciativa “Chute Certeiro”, lançada pela marca nas últimas semanas, e integra a campanha #JuntosPelaPaixão da Amstel para a edição de 2021 da Libertadores.

 

A Campanha

O “Chute Certeiro” é uma iniciativa que visa a reflexão, por meio de histórias reais dos torcedores, sobre estereótipos e preconceitos no futebol. Somado a isso, a Amstel apoia instituições como a Ligay e o JogaMiga que lutam pelo espaço da Diversidade no esporte.

“Respeito e diversidade são dois dos principais pilares de Amstel, por isso buscamos sempre trazer discussões relevantes que possam contribuir para a sociedade. […] Queremos criar cada vez mais diálogo sobre esse tema e apoiar iniciativas que possuem o mesmo propósito que nós: mostrar que a paixão pelo futebol une as pessoas, e esse deve ser um ambiente inclusivo e onde todos se sintam respeitados”, afirma Vanessa Brandão, diretora de marketing das marcas mainstream do Grupo HEINEKEN no Brasil.

“São quatro anos de parceria entre Amstel e 90 minutos. Como em qualquer processo de crescimento, valores são fundamentais. O respeito à diversidade, o combate ao preconceito e a criação de um ambiente desprovido de discriminação, juntamente com o amor pelo futebol, formam os pilares dessa parceria, que a cada vez se consolida mais, trazendo muito orgulho dos frutos conquistados por todo esse trabalho”, conta Bruno Fernandes, diretor comercial da Minute Media no Brasil.

Nove participantes foram escolhidos para dividir suas histórias (Foto: Reprodução)

Para a campanha, a Amstel entrevistou diversos torcedores e nove histórias foram selecionadas para uma segunda fase. Entre elas, a de uma pessoa que viajou dois dias em caravana para assistir ao jogo do seu time; e outra que fundou sua própria torcida organizada. No dia, os participantes tentavam adivinhar de quem era determinada história e as respostas corretas foram reveladas posteriormente no telão instalado no meio do campo, com o material filmado durante as entrevistas, gerando surpresa e comoção nos participantes.

A dinâmica foi gravada na Arena Barueri, em São Paulo, com produção da Paranoid e direção do Sala 12, seguindo todos os protocolos da Covid-19 para segurança das equipes e do casting. O desfecho da iniciativa evidencia o preconceito ainda existente dentro do futebol e a necessidade de esforços para que todos os torcedores se sintam bem-vindos.

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Jornalista formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (RS).