Este artigo também está disponível em:
Español
O árbitro mineiro Igor Benevenuto, membro do quadro da FIFA, se declarou homossexual durante participação no podcast Nos Armários dos Vestiários. Em entrevista, ele afirmou que passou a vida “sacrificando” quem ele era devido ao medo da homofobia e do preconceito no meio do futebol.

“O futebol é um esporte que eu cresci odiando profundamente. Não suportava o ambiente, o machismo e o preconceito disfarçado de piada. Para sobreviver na rodinha de moleques que viviam no terrão jogando bola, montei um personagem, uma versão engessada de mim”, revelou Benevenuto.
“Futebol era coisa de ‘homem’, e desde cedo eu já sabia que era gay. Não havia lugar mais perfeito para esconder a minha sexualidade. Mas jogar não era uma opção duradoura, então fui para o único caminho possível: me tornei árbitro“, acrescentou ele.
O interesse em se tornar árbitro veio após assistir a Copa do Mundo de 1994. “Foi justamente naquele ano que a FIFA aprovou a mudança dos uniformes dos juízes para o Mundial dos Estados Unidos. O preto deu lugar a cores vibrantes […]. Fiquei enfeitiçado pelo combo — as cores e o cara que controlava tudo. No dia seguinte, na pelada com os meninos, avisei que não iria mais jogar. Queria comandar a partida“, contou.

O árbitro, que tem 41 anos de idade, dedicou 23 deles ao apito. “Até hoje, nunca havia sido eu de verdade. Os gays costumam não ser eles mesmos. Limitando nossas atitudes para não desapontar a expectativa do mundo hétero”, desabafou.
“Passei minha vida sacrificando o que sou para me proteger da violência física e emocional da homofobia. E fui parar em um dos espaços mais hostis para um homossexual. Era por saber disso que eu odiava o futebol”, completou o árbitro.
Benevenuto ainda contou que outro motivo que o levou a esconder a homossexualidade foi a igreja, que por muito tempo ele frequentou. “Acreditei que havia algo de muito errado comigo, porque, apesar de respeitar a igreja, essa doutrina falhava miseravelmente com o que eu sentia“, afirmou.

Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.