GAY BLOG BR by SCRUFF

A Federação Israelense de Futebol anunciou, no dia 27 de abril, a primeira árbrita transexual da história de Israel. Sapir Berman (26) decidiu fazer a transição após anos em que teve de medo de ser rejeitada pela família e sociedade. As informações são do Globo Esporte.

“Sempre me vi como uma mulher, desde uma idade muito nova” – disse Berman durante uma coletiva de imprensa – “Primeiro não sabia como nomear. Existia uma certa inveja de outras mulheres e vivia com isso”, disse.

Sapir já trabalhava com a elite do futebol antes da transição e já era considerada uma das principais árbitras de seu país. Ela enfatiza que seu gênero não muda suas competências profissionais.

Israel tem sua primeira transexual árbitra de futebol
Reprodução

“Como ‘homem’, fui bem-sucedido. Seja na associação de árbitros, na escola, ou até com garotas. Para a família, eu era um homem, mas sozinha, era uma mulher. Dividi esses mundos porque entendi que a sociedade não me aceitaria, não estaria ao meu lado. Então vivi assim por 26 anos” – afirmou.

O anúncio foi comemorado pela Associação Israelense de Futebol nas redes sociais: “Estamos tão orgulhosos!”.

A primeira árbitra transexual da história, a inglesa Lucy Clark, também parabenizou Sapir através das redes sociais “desejando o melhor a Sapir em sua jornada”.

“Aqui estou eu hoje. Ciente de mim mesma, confiante de que essa é a decisão correta, que tenho um vasto apoio por trás. Sinceramente, torço para que nossa sociedade melhore e seja tão boa e inclusiva quanto possível para todos os gêneros” completou Sapir.

Israel é considerado um país progressista perante os direitos dos LGBTQIA+ desde a revogação da ilegalidade da homossexualidade em 1988. Em 2006, o casamento gay é reconhecido e a união civil homoafetiva é reconhecida desde 1993, usurfruindo praticamente todos os direitos de um matrimônio heterossexual. O exército israelense também aceita gays e não é um empecilho para o serviço obrigatório.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".