GAY BLOG BR by SCRUFF

Um torcedor com a camisa da Alemanha e uma bandeira LGBT invadiu o gramado da Allianz Arena, em Munique, antes do início da partida da seleção contra a Hungria no dia 23 de junho. As informações são do Folha Press.

O movimento foi para protestar contra a proibição da UEFA para que o estádio fosse iluminado em homenagem ao Mês do Orgulho e também de oposição ao regime húngaro. O ativista foi levado pelos seguranças.

A proibição da UEFA é relacionado a Prefeitura de Munique, que queria colorir o lado externo da arena com as cores LGBTQIA+, mas a Liga dos Campeões vetou a iniciativa por considerá-la um gesto político.

A decisão gerou polêmica e, como forma de protesto, os torcedores foram à Allianz Arena com bandeira LGBT e camisetas alusivas ao tema. O ministro das Relações Exteriores e Comércio da Hungria, Péter Szijjártó, elogiou a UEFA e considerou o veto uma medida de “bom senso”.

Torcedor alemão invade gramado com bandeira LGBT em provocação à Hungria
Reprodução

O ex-meia Thomas Hitzlsperger disse, em entrevista à emissora alemã ZDF, que no final de maiio a federação do país já havia feito pedido semelhante à entidade europeia e esse havia sido negado.

Após a repercussão, a UEFA colocou as cores do arco-íris em seu logotipo no Twitter, com o texto de que para a entidade, não se trata um símbolo político, mas um sinal do “firme comprometimento para uma sociedade mais diversa e inclusiva”.

Na última semana, Orbán aprovou uma lei que proíbe menores de 18 anos terem acesso a qualquer material que possa fazer referência à homossexualidade nas escolas. Em seguida, treze países da União Europeia divulgaram, no dia 22 de junho, uma declaração pedindo providências após a adoção sob o argumento de que ela está em desacordo com direitos humanos fundamentais por “violar o direito à liberdade de expressão sob o pretexto de proteger as crianças”.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"