GAY BLOG BR by SCRUFF

Berço do primeiro time de futebol gay do Brasil, há 15 anos, a Grande Florianópolis (SC) ganhou mais uma equipe esportiva para atletas e amadores LGBT: a Associação Atlética Tubarões, com times de futebol e vôlei.

O site Conexão Comunidade entrevistou o secretário de comunicação do Tubarões, Daniel Luiz Miranda.

“A grande motivação da existência do time, a meu ver, é a da resistência política. O futebol como espaço político, que deve ser disputado e ocupado. Isto porque o futebol é o maior produto cultural da América Latina. Qualquer um que junte dois com dois sabe disso. É na internet, no cinema, na televisão, nos filmes, novelas e séries, na literatura, nas grandes mídias, nas posições de destaque, naturalmente, que o processo de produção de heróis e símbolos, nacionais ou individuais, se estabelece”, disse Miranda ao site.

Reprodução

Há 15 anos, nasceu em Floripa o Magia Sport Club. Depois, veio o Sereyos, aumentando a presença de esportistas LGBTQIA+ no esporte.

Segundo o secretário, em 2017, houve uma organização nacional – com a criação da Ligay – que levou à criação de várias equipes e ligas regionais e nacionais. Em Floripa, nasceu o Sereyos Sport Club, em 2017. “O fundador do time, Eddie Primm, faleceu há menos de um mês. Aproveito pra deixar aqui a minha homenagem. O time cresceu demais e a necessidade de outro time apareceu. Nasceu a Associação Atlética Tubarões.”

Mesmo que a equipe seja bem recebida em diversos locais, Miranda relatou que o preconceito ainda causa incidentes.

“Florianópolis é uma cidade tida por ‘gay friendly’. A Grande Florianópolis é uma outra realidade. Não é exatamente a mesma tranquilidade pra se expressar em todos os cantos, embora sempre sejamos bem tratados, em todos os campos que jogamos e treinamos. Já tivemos incidentes um pouco desagradáveis em amistosos, mas, de forma geral, temos mais experiências positivas do que negativas”, contou Miranda ao Conexão.

A Associação Atlética Tubarões faz treinos semanais, nas sextas às 22h, na Arena São José.

Reprodução

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.