GAY BLOG BR by SCRUFF

A 13ª Parada do Orgulho LGBT de Ribeirão Preto acontece no dia 29 de outubro e terá como tema “Estado Laico de FATO”. Porém, os organizadores do evento vem entrando em atrito com a Prefeitura desde o início deste ano em razão da verba destinada à realização da Parada.

Além da parada, a organização também preparou um calendário de eventos, que acontece entre os dias 23 e 28 de outubro. Serão atividades culturais com palestras, mostra de filmes LGBT, atividades culturais, Miss LGBT 2017, Exposições artísticas, Troféu Diversidade e o primeiro Gay Day da região, que acontecerá dia 22 de Outubro, no Thermas dos Laranjais em Olímpia. Veja a programação:

13ª Parada do Orgulho LGBT de Ribeirão Preto acontece no dia 29 de outubro
13ª Parada do Orgulho LGBT de Ribeirão Preto acontece no dia 29 de outubro

Quando: Domingo, 29 de outubro, a partir das 13h
Concentração: Avenida Nove de Julho
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2006581676237427

Imagem da 12ª Parada do Orgulho LGBT de Ribeirão Preto
Imagem da 12ª Parada do Orgulho LGBT de Ribeirão Preto

O que rolou antes da parada
O montante inicial era de R$ 15 mil. O valor é praticado desde 2009, após a inserção da Semana do Orgulho LGBT no calendário oficial de eventos do município. Contudo, o auxílio chegou a ser cortado no início de 2017, porém, o ex-secretário da Cultura, José Carlos Ferreira de Oliveira Filho, voltou atrás e destinou um aporte de R$ 8 mil.

Já a nova gestão da Secretaria da Cultura, chefiada por Isabella Pessotti, possui outras prioridades no momento. “Nossa prioridade agora é a preservação dos patrimônios da cidade que estão precisando de reparos e a manutenção dos centros culturais”, afirma Pessotti.

Contudo, Fábio de Jesus, organizador do evento, não gostou da decisão. Segundo o organizador, a verba pública é muito importante para a Parada, já que eles encontram dificuldades em parcerias com o setor privado. “Temos muita dificuldade em conseguir patrocínio com a iniciativa privada. Por vivermos ainda em uma sociedade extremamente preconceituosa, ninguém quer ter a sua marca associada à causa LGBT”, destaca Jesus.

Por outro lado, a atual secretária da cultura reconhece a importância da Parada no combate à homofobia, todavia, afirma que o município não tem dinheiro para arcar com a realização de eventos. “A postura da Secretaria da Cultura a partir de agora não é mais a de produtora de eventos, mas de incentivadora”, declara a secretária. “O que a população tem que ter em mente é que não existe uma verba fixa para cada evento. O nosso orçamento é flutuante. Não adianta vir uma lei da Câmara estipulando que a Parada faça parte do calendário oficial se não tem verba para realizá-la”, conclui.

Apoio Estadual

Em maio, a Parada recebeu do Governo do Estado um trio elétrico e uma atração cultural. Na época, a Prefeitura ainda não havia contribuído com o evento. O auxílio veio por meio da Assessoria de Gêneros e Etnias da Secretaria da Cultura do Estado, que realizou um Edital de Chamamento Público para a realização de atividades culturais e ações de visibilidade da população LGBT. No total, 10 cidades de todo o Estado foram contempladas.

Pessotti ainda aconselha os artistas e organizadores de eventos municipais a pleitear esse tipo de verba, de esferas acima da municipal. “O que os artistas locais precisam começar a aprender é a pleitear mais esse tipo de investimento. Proac e a Lei do Incentivo à Cultura são meios para que eles consigam mais recursos”.

13ª Parada LGBT de Ribeirão Preto
Quando: Domingo, 29 de outubro, a partir das 13h
Concentração: Avenida Nove de Julho

Com informações de Revide. Foto: Pedro Gomes

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

1 COMENTÁRIO