GAY BLOG BR by SCRUFF

Mais de 300 livros integram a nova Biblioteca de Arte Homoerótica Hermano Almeida, que abre as portas no próximo dias 15 de outubro. Essa é primeira do gênero na cidade de São Paulo e, de acordo com Paulo Cibella, também é “a primeira no Brasil”.

O acervo da biblioteca iniciou após Cibella descobrir uma preciosa coleção no Recife (PE). Fundado em parceria com o artista plástico Leonardo Maciel, o espaço fica localizado no Edifício Vera, do Centro de São Paulo. Em uma das salas da sede do Vórtice Cultural, a dupla reunirá as centenas de livros dedicados aos fotógrafos que registraram o universo gay masculino a partir dos década de 1990.

Leonardo e Paulo (Foto: Leo Martins/Veja SP)

Com a divulgação do salão, descobrimos a coleção de Carlos Hermano Brasil de Almeida, falecido em 2016. Arquiteto e advogado, ele passou três décadas reunindo esculturas, quadros, obras de arte e livros gays, que acabaram guardados no porão de uma boate!”, disse Cibella, em entrevista a revista Veja.

Obras de Tom of Finland, conhecido pelos desenhos de homens musculosos e desinibidos e do brasileiro Alair Gomes, especialista em nus masculinos e que tinha o hábito de fotografar rapazes pelas praias cariocas, também fazem parte de lista. Além disso, um dos achados da dupla é um catálogo de moda da Abercrombie & Fitch, famosa pelas campanhas com homens sem camisa em poses sugestivas.

A biblioteca funcionará apenas com agendamentos de segunda a sexta-feira (pelo e-mail biblioteca@vorticecultural.com), com as obras disponíveis para consulta. “Com o tempo faremos novas aquisições e nessa abertura também vou incluir cinquenta livros da minha coleção própria”, afirma Cibella. “O mercado de publicações homoeróticas tem vivido uma boa retomada fora do país, mas no Brasil é quase inexistente. Queremos incentivar esse movimento”, finaliza.

“Alaire Gomes” é um dos títulos da biblioteca (Foto: Leo Martins/Veja SP)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)