GAY BLOG BR by SCRUFF

Segundo uma matéria publicada no Aventuras na História, o imperador romano Heliogábalo teve um romance com um de seus serviçais, Hierocles, sendo este o grande amor da sua vida.

Durante o Império Romano, assim como na Grécia Antiga, a homoafetividade era muito comum, especialmente entre os membros da coroa. A sexualidade de Heliogábalo nunca foi uma surpresa, e muitos historiadores argumentam que ele era, na verdade, uma mulher transexual. Viciado em sexo, casou cinco vezes com mulheres, mas nenhuma delas o fez realmente feliz.

Foto: Reprodução

Eventualmente, ele se casou com outro homem: Zoticus, um atleta de Esmirna, chegando a realizar uma cerimônia pública. No entanto, seu grande amor, como dito antes, era o escravo Hierocles.

Há poucas informações sobre ele na literatura, mas sabe-se que o plebeu era proveniente de Caria, uma região no oeste da antiga Ásia Menor. Uma vez escravizado, acabou sob os domínios de Heliogábalo, sendo que este se apaixonou de modo tão evidente que os conselheiros e as personalidades do império ficaram furiosos. Heliogábalado adorava ser chamado de amante, esposa ou rainha de Hierocles.

Por volta do ano de 221, os costumes excêntricos de Heliogábalo e sua relação com Hierocles levaram os militares a se revoltarem contra ele, e até mesmo a avó do imperador era a favor de destituí-lo do poder, que tentou substituí-lo por outro neto: Severus Alexandre, de apenas 15 anos.

Pintura de Heliogábalo e Hierocles (Foto: Reprodução)

Com idas e vindas dos dois concorrentes ao trono, Heliogábalo tentou enganar a Guarda Pretoriana e, logo após descoberto, pagou o erro com a vida. No ano de 222, ele foi esfaqueado até a morte e depois decapitado. Seu corpo foi jogado no rio Tibre e sua corte foi dizimada, sendo substituído por Alexandre. Entre os mortos pela oposição estava o Hierocles, amante fiel do falecido líder romano.

“Heliogábalo foi assassinado aos 18 anos e ficou eternizado na história como um dos piores imperadores que Roma já viu. Jovem, viciado nos prazeres carnais e com fortes inclinações transexuais, o ex-governante foi taxado como incompetente, mas morreu ao lado de sua grande paixão.”

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"

1 COMENTÁRIO