GAY BLOG BR by SCRUFF

Ex-governador e pré-candidato do PSDB pelo Rio Grande do Sul, Eduardo Leite participou, na última segunda-feira (20), da sabatina Folha/UOL. Em sua participação, ele falou sobre a renúncia ao cargo, a tentativa de concorrer à Presidência e sobre a experiência de admitir ser homossexual em rede nacional, algo que disse não ser fácil “nem para si próprio”.

Sobre a declaração de sua homossexualidade no programa “Conversa com Bial”, em julho de 2021, Leite falou à Folha/UOL: “Não é fácil para ninguém. Admitir para si próprio sendo criado em um mundo que tentou nos convencer de que isso é uma coisa errada torna difícil admitir para nós mesmos“.

(Foto: Anselmo Cunha)

A maior parte das pessoas sofreu conflitos internos para sua própria aceitação. Se foi tão difícil, como é que eu vou cobrar que outros de uma hora para outra aceitem? É um processo de educação, cultural, que precisa ser trabalhado“, acrescentou o gaúcho.

Aos 27 anos, Leite foi eleito prefeito de sua cidade natal, Pelotas (RS) e, após deixar o cargo, em 2016, decidiu não concorrer à reeleição. Em 2018, se candidatou ao governo gaúcho e foi  eleito no segundo turno com 53% dos votos válidos. 

Quando concorreu ao governo gaúcho, Leite declarou apoio a Jair Bolsonaro no segundo turno. Agora, diante de uma eventual disputa polarizada entre o ex-presidente Lula e Bolsonaro, o ex-governador evitou se posicionar durante a sabatina.

Os dois são muito ruins, por razões diferentes. A economia não deu certo sob os dois. Embora Lula tenha terminado com crescimento econômico o seu mandato, ele começou a constituir aquela política econômica da nova matriz que levou o país à maior recessão econômica de sua história no período Dilma [Rousseff]”, pontou Leite. “Nenhum promoverá a cicatrização das feridas. Por isso eu vou trabalhar para ajudar a constituir uma alternativa“, acrescentou ele.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)