GAY BLOG BR by SCRUFF

O atleta Marc Tur que, no último domingo (24), disputou os 35 quilômetros de caminhada do Eugene World Cup, onde acabou desclassificado, defendeu a importância de dar visibilidade à diversidade no mundo do esporte.

Marc Tur (Foto: Reprodução/ Instagram)

Em entrevista à AFP ele, que se declarou gay dias após seu quarto lugar nas Olimpíadas de Tóquio (marcha de 50km), contou porque decidiu tornar pública sua sexualidade. “Eu li um tweet que dizia que eu era um dos primeiros atletas olímpicos na Espanha que eram abertamente gays. Eu tinha saído do armário há muito tempo, mas nas redes eu só disse isso esporadicamente”, explicou ele.

Então dei o passo publicamente, embora na época não achasse que teria tanto impacto. Era uma mensagem de apoio. Também tive algumas referências que me ajudaram a me desenvolver como pessoa e acho que uma mensagem como a que dei pode ajudar outras pessoas“, acrescentou ele, que tem é o campeão olímpico Tom Daley como referência LGBTQIA+ no esporte.

Marc Tur (Foto: Reprodução/ Instagram)

Após declarar publicamente sua sexualidade, Marc disse que recebeu muitas mensagens. “[…] Pessoas também disseram que minha mensagem os ajudou, que permitiu que eles tivessem mais apoio para poder sair. No final, meu tweet teve muita repercussão, mas essas pequenas histórias são as que realmente contam, as que deveriam vir à tona”, pontuou.

O atleta também ressaltou alguns momentos difíceis que enfrentou devido a sua sexualidade. “[…] Tive momentos de não me aceitar e situações de ‘bullying’. Nunca foi agressão física, mas foi verbal e até um episódio recente de homofobia, passear com meu parceiro pelo centro de Madrid. São situações que já não acontecem tanto, mas ainda existem e por isso ainda há trabalho a fazer“, relembrou.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)