GAY BLOG BR by SCRUFF

Matheus Rodrigues (PSOL), de 26 anos, concorre a deputado estadual em Santa Catarina. Abertamente gay e morador de Tubarão (SC), ele é advogado e atua na área de  previdência social, além fazer especialização em Direito Penal.

Matheus Rodrigues, candidato a deputado estadual pelo PSOL de SC (Foto: Reprodução/ Facebook)

O jovem, que já concorreu a vereador em outra ocasião, agora coloca seu nome para ocupar uma vaga como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). “É importante participar como pessoa jovem e gay no meio político, para conseguir mudar o cenário que se repete a um bom tempo aqui no Estado”, pontua Matheus”.

Acho importante todos da comunidade votarem em pessoas da própria comunidade, e aqui me refiro ao LGBTQI+ porque hoje na ALESC não temos um representante. Assim. é nosso dever colocarmos alguém para nos representar. Não adianta colocar pessoas que apoiam o movimento, temos que colocar sim alguém que seja”, acrescenta o candidato.

Entre suas bandeiras, Matheus defende a educação, juventude, população LGBTQIA+ e o sistema carcerário. O candidato é um dos entrevistados da semana no especial “Eleições 2022” do Gay Blog BR.

Matheus Rodrigues (Foto: Reprodução/ Instagram)

Confira na íntegra a entrevista com Matheus Rodrigues

GAY BLOG BR: Qual a sua formação e trajetória profissional?

Matheus Rodrigues: Formado em Direito na Unisul Tubarão (SC), atuando em escritório próprio com a mãe, que também é advogada. Estou formado há dois anos, atuando principalmente em previdência e finalizando a especialização em Direito Penal.

GB: O que motivou a se candidatar?

Matheus: Já sai como vereador em outras oportunidades, nesta agora pelo PSOL para Deputado Estadual. É importante participar como pessoa jovem e gay no meio político, para conseguir mudar o cenário que se repete a um bom tempo aqui no estado. É importante para o crescimento do partido aqui na cidade, uma vez que somo recentes aqui também.

GB: Quais os desafios enfrentados ao ser um candidato abertamente LGBT+?

Matheus: Assumo que eu, em específico, principalmente no meio em que vivo, não tenho dificuldades. Me sinto privilegiado, já que nunca sofri ataques em razão de ser gay.

GB: Quais são as suas principais propostas? Há pautas exclusivamente para LGBT+?

Matheus: Nunca falo de propostas, porque não é dever do legislador estadual fazer isso. Acredito que são bandeiras que devo defender, sendo elas a educação, juventude, LGBTQIA+ e sistema carcerário. Sobre a comunidade em si, acredito que um melhor acesso às políticas públicas de saúde e fomentação de emprego, principalmente para as pessoas trans. Acredito que há políticas públicas para fomentar essas ideias.

GB: Quais medidas você acredita serem necessárias para combater a LGBTfobia?

Matheus: Educação… Tudo parte disso. Então acredito que a explicação, através de cursos e palestras dentro das escolas, é o início para mudarmos.

GB: O que você pensa sobre o uso e políticas da PrEP?

Matheus: Muito importante, e principalmente tornar o acesso mais facilitado para todos.

GB: Como você avalia o governo de Bolsonaro?

Matheus: O atual governo implantou algumas boas coisas. Todavia, somente no final do governo para parecer bom. Infelizmente, durante o governo dele, houve a reforma da previdência, que foi horrível para a população e falo com convicção, já que atuo como advogado previdenciarista, além dos descasos no combate ao coronavírus. De todo modo, acredito que esse governo foi necessário para a população entender como funciona o governo de extrema direita, onde priorizam os grandes empresários e não quem realmente deveriam estar em prioridade.

Confira a lista de candidaturas LGBTQIA+ de 2022 neste link.

Lista de candidatos LGBTQ+ nas eleições 2022 | Deputados, Senadores, Governadores




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)